• Carregando...
Um delicioso Pudim de panetone feito em casa, aproveitando as boas ofertas de panetones nos supermercados depois das festas de fim de ano.
Um delicioso Pudim de panetone feito em casa, aproveitando as boas ofertas de panetones nos supermercados depois das festas de fim de ano.| Foto: Anacreon de Téos

Estão nas prateleiras dos supermercados, dos mercados menores, das padarias... em toda parte.

Oferta de panetone é o que não falta nesses primeiros dias do ano, depois do consumo nas festividades de Natal e Ano Novo. E com uma vantagem muito atraente: preços lá embaixo, para liquidação do estoque das datas especiais.

Foi daí que tive a inspiração para fazer um Pudim de panetone, aproveitando a boa oferta do produto. Até mesmo os de marcas mais famosas estão com preços bons e, por isso, recomendo que o interessado em reproduzir essa receita compre um produto desses, por ser bem mais saboroso que aqueles feitos nos próprios locais de venda.

Tinha visto, tempos atrás, um vídeo da youtuber Ju Ferraz no canal GNT e me lembrei disso, embora também já tivesse algumas outras receitas arquivadas. E assim, com base no que ela mostra e no que já sabia, fiz a sobremesa desse domingo muito propícia com os dias iniciais do ano, quando a oferta de panetone é muito sedutora.

Simples, como basicamente qualquer outro pudim à base de leite condensado – como a receita do surpreendente Pudim de açaí, que publiquei recentemente. Tudo dá certo com uma medida de lata de leite condensado, a mesma medida de um líquido (que pode ser leite, o suco de uma fruta – veja o Pudim de abacaxi – ou até um licor) e alguns ovos.

Pode ser batido no liquidificador, que fica mais aerado (com mais furinhos) ou mesmo na mão, o que deixa o pudim um pouco mais liso. Pura questão de estética, pois o sabor é sempre o mesmo, delicioso.

A apresentação desse pudim é muito bonita, pois, como o panetone é recheado de frutas cristalizadas, estas também aparecem na decoração, oferecendo um colorido sem par.

Vamos à receita, então?

Pudim de panetone, para fazer em casa com as ofertas dos supermercados e abafar.
Pudim de panetone, para fazer em casa com as ofertas dos supermercados e abafar. | Foto: Anacreon de Téos

Pudim de panetone

Por Anacreon de Téos
Tempo de preparo1 hora + o tempo de geladeira
Rendimento10 porções
PreparoFácil

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 medida leite integral
  • 4 ovos
  • 220g de panetone picado
  • 200g de açúcar
  • 100 ml de água
  • Frutas cristalizadas para decorar

Preparo

  1. Em uma panela, misture bem o açúcar e a água e leve ao fogo para caramelizar. Não mexa, para evitar que o açúcar cristalize.
  2. Quando atingir a cor de caramelo tire imediatamente do fogo (queima bem rápido a partir daí) e despeje na forma de pudim (de 22 cm de diâmetro).
  3. Com uma luva apropriada (o açúcar queimado é muito quente), vá girando a forma para revestir as laterais com o caramelo.
  4. No liquidificador (ou manualmente, com o fouet, numa tigela), bata os ovos, o leite condensado e o leite até obter uma mistura homogênea, sem grumos.
  5. Na forma caramelizada, espalhe o panetone picado e cubra, delicadamente, com a mistura do liquidificador
  6. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200ºC, em banho-maria (com água fervente), por cerca de 1 hora e 10 minutos.
  7. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas – ideal é fazer de véspera.
  8. Para desenformar, mergulhe rapidamente a forma em água fervente ou utilize um maçarico nas laterais da forma.
  9. Desenforme num prato de servir e decore com frutas cristalizadas a gosto.
  10. Sirva gelado.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]