i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Panela do Anacreon

Foto de perfil de Panela do Anacreon
Ver perfil

Novidades gastronômicas em Curitiba e receitas

Faça em casa

Pudim de panetone, para aproveitar as boas ofertas pós festas nos supermercados

  • Anacreon de TéosPor Anacreon de Téos
  • 04/01/2021 11:52
Um delicioso Pudim de panetone feito em casa, aproveitando as boas ofertas de panetones nos supermercados depois das festas de fim de ano.
Um delicioso Pudim de panetone feito em casa, aproveitando as boas ofertas de panetones nos supermercados depois das festas de fim de ano.| Foto: Anacreon de Téos

Estão nas prateleiras dos supermercados, dos mercados menores, das padarias... em toda parte.

Oferta de panetone é o que não falta nesses primeiros dias do ano, depois do consumo nas festividades de Natal e Ano Novo. E com uma vantagem muito atraente: preços lá embaixo, para liquidação do estoque das datas especiais.

Foi daí que tive a inspiração para fazer um Pudim de panetone, aproveitando a boa oferta do produto. Até mesmo os de marcas mais famosas estão com preços bons e, por isso, recomendo que o interessado em reproduzir essa receita compre um produto desses, por ser bem mais saboroso que aqueles feitos nos próprios locais de venda.

Tinha visto, tempos atrás, um vídeo da youtuber Ju Ferraz no canal GNT e me lembrei disso, embora também já tivesse algumas outras receitas arquivadas. E assim, com base no que ela mostra e no que já sabia, fiz a sobremesa desse domingo muito propícia com os dias iniciais do ano, quando a oferta de panetone é muito sedutora.

Simples, como basicamente qualquer outro pudim à base de leite condensado – como a receita do surpreendente Pudim de açaí, que publiquei recentemente. Tudo dá certo com uma medida de lata de leite condensado, a mesma medida de um líquido (que pode ser leite, o suco de uma fruta – veja o Pudim de abacaxi – ou até um licor) e alguns ovos.

Pode ser batido no liquidificador, que fica mais aerado (com mais furinhos) ou mesmo na mão, o que deixa o pudim um pouco mais liso. Pura questão de estética, pois o sabor é sempre o mesmo, delicioso.

A apresentação desse pudim é muito bonita, pois, como o panetone é recheado de frutas cristalizadas, estas também aparecem na decoração, oferecendo um colorido sem par.

Vamos à receita, então?

Pudim de panetone, para fazer em casa com as ofertas dos supermercados e abafar.
Pudim de panetone, para fazer em casa com as ofertas dos supermercados e abafar. | Foto: Anacreon de Téos

Pudim de panetone

Por Anacreon de Téos
Tempo de preparo1 hora + o tempo de geladeira
Rendimento10 porções
PreparoFácil

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 medida leite integral
  • 4 ovos
  • 220g de panetone picado
  • 200g de açúcar
  • 100 ml de água
  • Frutas cristalizadas para decorar

Preparo

  1. Em uma panela, misture bem o açúcar e a água e leve ao fogo para caramelizar. Não mexa, para evitar que o açúcar cristalize.
  2. Quando atingir a cor de caramelo tire imediatamente do fogo (queima bem rápido a partir daí) e despeje na forma de pudim (de 22 cm de diâmetro).
  3. Com uma luva apropriada (o açúcar queimado é muito quente), vá girando a forma para revestir as laterais com o caramelo.
  4. No liquidificador (ou manualmente, com o fouet, numa tigela), bata os ovos, o leite condensado e o leite até obter uma mistura homogênea, sem grumos.
  5. Na forma caramelizada, espalhe o panetone picado e cubra, delicadamente, com a mistura do liquidificador
  6. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200ºC, em banho-maria (com água fervente), por cerca de 1 hora e 10 minutos.
  7. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas – ideal é fazer de véspera.
  8. Para desenformar, mergulhe rapidamente a forma em água fervente ou utilize um maçarico nas laterais da forma.
  9. Desenforme num prato de servir e decore com frutas cristalizadas a gosto.
  10. Sirva gelado.
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.