• Carregando...
Délio Canabrava na Queima do Alho do ano passado. No próximo sábado ele comanda a segunda edição do evento.
Délio Canabrava na Queima do Alho do ano passado. No próximo sábado ele comanda a segunda edição do evento.| Foto: Divulgação

No ano passado foi o maior sucesso. Idealizada pelo cozinheiro, restaurateur e agitador gastronômico Délio Canabrava, a “1ª Queima do Alho Curitiba” lotou o espaço destinado ao evento, no estacionamento do Bar CanaBenta, apesar de um dia chuvoso e nada convidativo.

Pois agora ele está anunciando a segunda edição, para o próximo sábado (14) - das 11h30 às 17h -, com uma sensível e agradável diferença: previsão de tempo bom para todo o dia. Já com base no aprendizado do ano passado, a programação está mais afinada e os organizadores garantem que tudo será muito melhor do que já foi muito bom.

Não estarão presentes algumas das grandes estrelas da gastronomia paranaense, que ornaram a festa anterior – como Celso Freire, Eva dos Santos, Gabriela Carvalho e Rosane Radecki -, mas outros permaneceram e novos nomes de cozinheiros de destaque foram anexados à lista dos presentes no acontecimento do fim de semana.

Mas o que vem a ser a Queima do alho? É uma festa com inspiração nos tropeiros e que costuma ser realizada em outros pontos do país por onde eles passaram. É tradicional e faz parte, por exemplo, da programação oficial, na Festa do Peão de Barretos.

A Queima do Alho é realizada nos Sudeste e Centro Oeste do país há mais de 200 anos. Por isso, é considerada o mais antigo evento gastronômico do Brasil.

Trata-se do resgate de uma tradição tropeira, que, naqueles tempos de desbravamento, as comitivas enviavam os ponteiros, os cozinheiros na frente, para montagem do acampamento, enquanto os peões realizavam seus trabalhos no caminho. Quando sentiam o cheiro do alho do ar significava estarem próximos do local escolhido e que a comida seria servida dali a pouco.

O fogo de chão é uma das assinaturas de sabor da Queima do Alho.
O fogo de chão é uma das assinaturas de sabor da Queima do Alho. | Foto/ Divulgação

As atrações

Neste sábado, quem for à 2ª Queima do Alho de Curitiba vai poder provar pratos típicos da culinária tropeira.  Vai ter Costela no fogo de chão, Carneiro assado, Varal de carnes, Leitão assado e Filé assado. Para acompanhar, Arroz à carreteiro, Feijão tropeiro e Farofa de carne seca. O prato, incluindo uma carne e os acompanhamentos, vai custar R$ 35. Para completar, conforme a tradição, café e cachaça. E para beber, cerveja e chope.

De sobremesa, doces e sorvetes da esposa de Délio, Renata Canabrava, dona da confeitaria Banoffi.

Vários chefs de cozinha estarão participando, cada qual responsável por um preparo diferente. Além do próprio Délio Canabrava, estarão presentes o mestre assador Leandro Hess, preparando a Costela; Rodger Weiss, da Casa Weiss, no arroz à carreteiro; Alê Gonçalves, do restaurante Pistache, no Feijão tropeiro; Fernando Matsuchita, do Peruano, com a Farofa de carne seca; Rafael Kula e José Adônis, do Quittuto, no Varal de carnes e Cordeiro.

A música ao vivo está garantida com o músico Zumzera, atração bem conhecida nas festas de peão, inclusive em Barretos e que já agitou a festa do ano passado.

O evento é pet friendly e haverá espaço para os ciclistas acomodarem as bikes.

A expectativa os organizadores é receber cerca de mil pessoas.

O tempo vai ajudar, a comida é apetitosa, o clima será de festa e tudo vai convergir para um dia de alto astral e boa gastronomia.

A entrada é gratuita.

Destaque no ano passado, o músico Zumzeira estará novamente agitando a Queima do Alho deste ano.
Destaque no ano passado, o músico Zumzeira estará novamente agitando a Queima do Alho deste ano. | Foto/ Divulgação

2ª Queima do Alho Curitiba

Estacionamento do Bar CanaBenta

Rua Itupava, 1431 – Hugo Lange

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]