• Carregando...
Filé de robalo com leite de coco e curry – receita fácil, para fazer em casa e agradar. / A louça é da CW.Cristiana Wolf Ceramicas (@cristiwolf).
Filé de robalo com leite de coco e curry – receita fácil, para fazer em casa e agradar. / A louça é da CW.Cristiana Wolf Ceramicas (@cristiwolf).| Foto: Rodrigo Pierrot/ Gazeta do Povo

Dá para aproveitar a Quaresma como gancho.

Sim, embora os costumes já não sejam mais os mesmos de décadas atrás, tem muita gente que ainda respeita as normas e abre mão de carne vermelha nesses dias que se estendem desde a Quarta-feira de Cinzas até o Sábado de Aleluia.

Carne vermelha não é só churrasco ou o bife bovino. Para a religião, é toda aquela que tem sangue quente, dentre as quais se incluem as carnes de coelho, porco e frango, por exemplo.

Verdade que muita gente já não segue piamente o que dizem as escrituras. Mas pelo menos observam o resguardo na Quarta de cinzas e na Sexta-feira Santa. Mas, ainda assim, a inspiração para a sugestão de hoje vem do mar, pois nossa aniversariante Curitiba tem aumentado a cada ano o consumo de pescados.

É que as pessoas descobriram não ser tão difícil de fazer quanto se poderia imaginar, além do peixe frito e o ensopadão. Pelo contrário, não imaginaram ser tão fácil fazer um peixe saboroso, fora dos padrões convencionais ou comerciais.

Caso desse aqui, um belo filé de robalo, que é peixe dos mais saborosos. A dica é comprar o peixe inteiro e pedir para limpar na hora, recomendando a retirada das escamas, mas a manutenção do couro.

É o que sempre faço quando compro, como esse da receita, na Pescados Keli Mozer, lá do Mercado Municipal de Curitiba.

Se quiser, ainda dá para levar cabeça e carcaça para fazer um caldo em casa.

De resto, é só preparar o molho (dá para fazer com antecedência e aquecer na hora), que tem um ligeiro sotaque oriental, por conta da combinação entre leite de coco, o gengibre e o curry, e daí ajeitar o peixe grelhado por cima.

Não tem como errar.

Melhor: é pra ganhar aplausos.

O molho de pimentões, leite de coco e curry no fundo do prato e os pedaços de robalo, grelhados, por cima. / Guardanapo, da Carola Home (@carolahomebr).
O molho de pimentões, leite de coco e curry no fundo do prato e os pedaços de robalo, grelhados, por cima. / Guardanapo, da Carola Home (@carolahomebr).| Foto: Rodrigo Pierrot/ Gazeta do Povo

Filé de robalo com leite de coco e curry

Por Anacreon de Téos
Tempo de preparo1 hora
Rendimento2 porções
PreparoFácil

Ingredientes

  • 2 filés de robalo, com a pele
  • ½ cebola, picada
  • 2 dentes de alho, amassados
  • folhas de manjericão a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de curry
  • ½ colher (chá) gengibre, em pó ou ralado
  • ½ pimentão amarelo
  • ½ pimentão vermelho
  • 200 ml de leite de coco
  • sal e pimenta-do-reino (moída na hora) a gosto

Preparo

  1. Numa panela, em fogo baixo, coloque uma colher de azeite e refogue a cebola, o alho, os pimentões e o curry.
  2. Adicione o leite de coco e o gengibre.
  3. Acerte o sal e coloque as folhas de manjericão.
  4. Tempere o filé de robalo com caldo de limão e pimenta-do-reino.
  5. Numa frigideira, em fogo médio, coloque o azeite.
  6. Quando estiver quente, coloque o peixe, com a pele para baixo, e deixe até que a pele fique dourada - leva cerca de 10 minutos.
  7. Leve o peixe ao forno por 5 minutos, para terminar de cozinhar.
  8. Para servir, distribua o caldo no fundo dos pratos e ajeite o peixe por cima.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]