
O verão (e que verão é esse!) pede pratos frescos, refrescantes, que possam contrastar com a temperatura externa. E é justamente nessas horas que crescem os pedidos por sushis, sashimis e as demais variações cruas da comida japonesa.
Volta e meia solicito em casa (ou saio para comer por aí) e, dias atrás, conheci o Taido Sushi, que só atende por delivery ou take away. Vi constar na relação dos deliveries indicados pelo público para o Prêmio Bom Gourmet 2021 e entrei em contato, pois queria provar.
E aí, consultando o cardápio, observei que praticamente todo ele é feito com base em salmão. Há, também, alguns itens em peixe branco (tilápia) e outros poucos de camarão. Mas, de pescados, é só.
Sabe que me pareceu uma jogada bem inteligente? Porque a maioria das pessoas – e bota maioria nisso – pede basicamente salmão, o peixe que caiu no gosto médio do brasileiro. E ali, no menu do Taido, disponível na internet (confira aqui), é de impressionar a variedade de opções feitas exclusivamente com salmão. Como eu disse, algo de camarão aqui, outro toque de peixe branco ali, mas no todo tem o salmão, combinações de sabores demonstrando bom gosto e criatividade. Em forma de uramakis, no hot roll, no sashimi simples (ou crocante ou maçaricado ou com crosta de gergelim), no niguiri (simples ou maçaricado), no hossomaki, no temaki, no harumaki (rolinho primavera), no bolinho e no ceviche. Para os vegetarianos, tem uma parte do cardápio dedicada ao tema.
Numa conversa com eles, me explicaram que já tiveram atum e outros pescados na oferta de menu. Mas acabaram tirando, pela pouca saída. Foi quando começaram a notar a absoluta supremacia do salmão nos pedidos, inclusive nos combinados.
Outra demanda popular na comida japonesa adaptada ao Brasil (estilo criado nos EUA) é o cream cheese. O que também não falta aqui na combinação das porções.
E é exatamente por isso que a casa vem fazendo sucesso em Curitiba, com pouco mais de um ano de funcionamento.
(Claro – e é bom dizer - que há um número crescente de pessoas que se interessam pelos sushis e sashimis com, digamos, certificado de origem, de raízes. É onde o atum reina como astro principal, especialmente o blue finn. Tanto quanto a vieira, o polvo, a enguia, os mariscos asiáticos, as ovas, os ouriços, iguarias que diversificam o cardápio de restaurantes orientais que se especializaram a atender a esse tipo de público, mais exigente, mas aberto às novidades e as ousadias dos sabores que vêm da Ásia.)
Desde 2017
A origem de tudo é a cidade de União da Vitória. Foi lá que, em 2017, surgiu o Taido Sushi, já com o propósito de focar exclusivamente no delivery.
"Taido" significa atitude e foi exatamente esse o mote para o empreendimento dar certo. Com alguns meses de funcionamento, conquistou o público, se tornando referência em delivery de culinária japonesa da região. Chegou a Curitiba por meio dos sócios Artur Brunido Amarante e Thaís Topolski, que, para iniciar um novo sonho à frente do Taido, largaram seus empregos no mundo corporativo, com a meta de dar início ao projeto.
Assim, o Taido foi inaugurado antes do planejado, em um cenário de muita incerteza, bem no meio da pandemia, em novembro de 2020. E aí, devido à seriedade do empreendimento e a qualidade do produto, fugindo do lugar comum de ser um fast-food de comida japonesa, o retorno chegou mais cedo do que os sócios esperavam. Culminando com a indicação dos clientes para o Prêmio Bom Gourmet recém divulgado.
Os pedidos podem ser feitos diretamente, pelo telefone (WhatsApp), e também pelo iFood e pelo Rappi.
O Taido funciona de segunda a quarta, das 17h às 22h; de quinta a sábado, das 17h às 22h30.
Taido Sushi Delivery Curitiba
Av. Vicente Machado, 845 – Batel
Fone: (41) 99532-3322
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
-
Palanques e empresários: quais são os principais entraves na campanha de Lula
-
Com 30 assinaturas, senadores protocolam pedido de abertura da CPI do MEC
-
Como o PT deve se comportar nas votações do Auxílio Brasil e do voucher caminhoneiro
-
O que a lei diz sobre os benefícios que Bolsonaro quer criar e ampliar em ano eleitoral