• Carregando...
Tudo pronto para o início do The Wineyard Experience, que começa neste sábado (14), em Curitiba.
Augusto Costa Fotografia| Foto: Augusto Costa

A cada dia que passa é maior o interesse das pessoas pelo vinho. Alguns querem entender o vinho, suas origens, seus conceitos, seus tabus. Outros querem apenas saborear essa bebida deliciosa, que conquista de vez o consumidor brasileiro.

É só reparar nas mesas dos restaurantes. Tempos atrás – e não tanto tempo assim -, praticamente todas elas estariam tomadas por garrafas de cerveja, na escolha pela bebida alcoólica. Hoje, reparando bem, pelo menos 70% têm como acompanhamento o vinho. Tinto, de preferência, pois ainda há os que entendem ser o ideal para os dias mais frios – o que não é realidade -, enquanto os brancos somente agora começam a ganhar cultuadores.

Pois, a propósito dessa inclinação das pessoas pelo vinho, chega a Curitiba neste fim de semana um evento bem interessante, o The Wineyard Experience. A partir deste sábado (14) e até o próximo dia 28, a Praça de Eventos do ParkShoppingBarigui será tomada por um espaço no qual todos poderão ter contato com o universo da bebida. A programação foi concebida pela Rompecabezas e é totalmente gratuita, incluindo painéis, mesas interativas, conteúdos, estações e workshops, além de uma estação tecnológica que permite aos participantes conhecer sobre o processo de produção do vinho, desde a colheita até o envase.

A programação inclui diversas oficinas e algumas delas serão ministradas por Patrícia Skvira, chef de cuisine & restaurateur e sommelier do Restaurante Mediterrâneo (Grupo Babilônia). É ela quem vai abrir o The Wineyard Experience neste sábado, às 13h30, com um tema para quebrar a formalidade que muitos ainda vêm no vinho: “Entenda tudo sobre vinho sem ser um enochato”.

A ideia é mostrar para os participantes, de uma forma simples, como os vinhos são elaborados e divididos em diversos estilos, além de fazer uma degustação exclusiva de rótulos muito especiais e às cegas, acompanhados de queijos, salames e pães. O objetivo é desmistificar e democratizar o vinho, para despertar a curiosidade do público, aquele que conhece e aquele que quer conhecer esse mundo.

Patrícia Skvira, chef de cuisine & restaurateur e sommelier do Restaurante Mediterrâneo, é quem faz a primeira apresentação de vinhos, neste sábado.
Patrícia Skvira, chef de cuisine & restaurateur e sommelier do Restaurante Mediterrâneo, é quem faz a primeira apresentação de vinhos, neste sábado. | Foto: Divulgação

O evento vai se estender pelos próximos dias, com uma programação bem versátil.

Confira:

14/09, às 13h30 -  Entenda tudo sobre vinho sem ser um enochato: Aprenda como todos os vinhos são elaborados e divididos em diversos estilos de uma forma simples e divertida.

17/09, às 15h30 - O vinho é para todos: O vinho é para todo paladar sedento, seja ele experiente ou não, venha descobrir o seu estilo favorito.

20/09, às 17h30 - Por que o mundo faz os vinhos serem diferentes? Neste dia vamos esclarecer quais são os fatores que influenciam no cultivo e elaboração dos vinhos que os fazem serem diferentes a cada rótulo.

21/09, às 19h30 - Como escolher o vinho ideal: Na hora de escolher o vinho ideal muitas dúvidas em torno de informações constantes nos rótulos atrapalham a escolha do vinho ideal. Venha aprender algumas dicas básicas que são cruciais para a escolha perfeita.

22/09, às 18h30 - Evitando gafes com os vinhos: Dicas que valem ouro pra você ficar munido de ferramentas e informações para não cometer as gafes mais básicas em torno do vinho.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site www.thewineyardexperience.com.br.

A visita à exposição é no horário de funcionamento do shopping.

The Wineyard Experience

Praça de Eventos – ParkShoppingBarigui

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Campina do Siqueira

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]