• Carregando...
Ticiano tem noite especial do crepe, com 26 sabores servidos à vontade
| Foto:

Crepe Primavera (cenoura, brócolis, couve-flor, champignon e abobrinha), uma das atrações da Noite do Crepe do restaurante Ticiano. (Foto/ Patrícia Amâncio)

A chef Jussara Rodrigues em sua linha de produção de crepes. (Foto/ Patrícia Amâncio)

No início do mês comemorou-se por aí afora o Dia da Marmota (Groundhog Day). Nos países do hemisfério norte significa o prenúncio de como serão os próximos dias, com frio ou calor? Lá é inverno e exatamente nesse dia, especificamente na cidade de Punxsutawney, na Pensilvania (EUA), a marmota sai de sua toca, dá uma espiadinha no tempo e, perante centenas de pessoas aglomeradas à sua frente, anuncia o que virá pela frente. Se voltar rapidamente para a toca significa que o inverno rigoroso ainda deve continuar pelo menos por mais 60 dias. Se ficar lá fora, tudo bem, os prenúncios da primavera chegarão a tempo certo.

Esse ritual foi imortalizado no filme “O feitiço do tempo”, no qual Bill Murray, protagonizando o homem do tempo da TV, destacado para cobrir o evento, sempre acorda na mesma manhã por vários dias. Mas a tempo para se apaixonar pela linda Andie MacDowell (e quem não se apaixonaria), sua produtora.

Nos países da Europa a data (2 de fevereiro) também tem a ver com previsão de inverno, mas com outras inspirações. Na França, por exemplo, a figura da marmota é substituída pela do urso, mas apenas em algumas localidades. Mas o que marca mesmo é a comemoração do dia de La Chandeleur, celebração cristã para comemorar a apresentação do menino Jesus ao tempo de Jerusalém, quarenta dias após o seu nascimento. Coincidia com o início da semeadura do trigo e, se o inverno continuasse muito rigoroso, corria-se o risco de não ter trigo bom para o resto do ano. O que levava os camponeses a fazer crepe neste dia, em oferenda para garantir a produção (e os demais crepes) do ano inteiro.

E é aí que entra a tradição dos crepes, as nossas panquecas.

Noite do crepe

Aproveitando a deixa, o restaurante Ticiano, do Quality Hotel Curitiba, apresentou as novidades de sua “Noite do crepe”, celebrada sempre às terças-feiras e apresentada justamente no Dia da Marmota.

E as novidades do cardápio contemplam justamente aqueles com algum tipo de intolerância. Agora há massas sem glúten, sem lactose e integrais, além de novos recheios, alguns vegetarianos. A massa sem glúten é feita de fubá, no lugar da farinha de trigo. Na opção integral sem lactose, a massa é feita com farinha integral, aveia em flocos e água. A massa tradicional permanece, é claro, no cardápio.

Dentre os recheios vegetarianos, tabule com granola; Primavera (cenoura, brócolis, couve-flor, champignon e abobrinha); Carciofi (alcachofra, palmito e tomate seco); quatro queijos com geleia de damasco.

A chef Jussara Rodrigues também concebeu quatro novos recheios especiais: Mignon com mostarda em grãos; Abóbora com carne seca; Escarola, atum, cenoura, alface americana e chia, e Crocante (frango, catupiry e batata palha).

Banoffi, crepe doce, para a sobremesa. (Foto/ Patrícia Amâncio)

Entre os crepes doces (bem doces), Nutella à la chef (um creme de avelã preparado no restaurante); Banoffi (banana e doce de leite); Strudel de maçã; Doce de abóbora com coco e Brigadeiro de amendoim.

Na “Noite do crepe” as panquecas são servidas em sequência, ao gosto do comensal. São, ao todo, 26 recheios, entre salgados e doces, com a massa a escolher. Todos os crepes acompanham molhos, também ao gosto de cada um. Entre os salgados, Pomodoro basílico, Gorgonzola com aroma de hortelã e Alfredo. Para os doces, Chocolate, Doce de leite quente e Coulis de frutas vermelhas. Todas as caldas, massas e recheios são preparados na casa pela chef Jussara Rodrigues.

A “Noite do Crepe” é aberta ao público e acontece as terças-feiras, das 19h às 22h30. O valor do jantar por pessoa é de R$ 32 +10% e bebidas à parte, com estacionamento de cortesia. Para a ocasião, o restaurante é todo ambientado com motivos franceses – uma alusão ao país de origem do prato – além de ter música ao vivo, voz e violão.

Ticiano – Quality Hotel Curitiba

Alameda Dom Pedro II, 740 – Batel

Fone: (41) 2103-4000

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]