• Carregando...
O pavê tem origem francesa, mas aos olhos do autor é um doce tipicamente brasileiro.
O clássico Pavê de chocolate intercala camadas de bolacha tipo champagne com creme de chocolate.| Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Era presença obrigatória nas festas de família. Havia docinhos miúdos (sim, é redundância, mas era assim que se falava), outras tortas, bolos, pudins e doces dos mais variados. Mas o que atraía mesmo era o pavê de chocolate. Que, com o tempo, minha mãe aprendeu a fazer muito bem, conseguindo a receita tradicional da Julieta, uma prima dela (aliás, muito querida).

Quando ela anunciava que teríamos o tal pavê, era uma alegria só entre as crianças. E, mesmo depois, com as já não tão mais crianças. É que o doce é tão simples que pega exatamente simplicidade no sabor e que, tanto dantes quanto nos dias de hoje, nos remete à infância e àquela vontade incontrolável de comer um chocolate cremoso.

Algumas dicas e cuidados devem ser tomados. Quando decidi reabilitar a receita, depois de tantos anos, minha mãe advertiu para algumas peculiaridades. Usar chocolate em pó e jamais um achocolatado, que é mais doce e, na maioria das vezes, ultraprocessado. Tudo natural, justamente para ficar como antigamente.

Outra recomendação: manteiga, jamais margarina, que é sintética e ultraprocessada. O sabor da manteiga vai combinar com as gemas e com o chocolate e incorporar textura. Para completar: a bolacha champagne precisa ser daquelas com açúcar cristal ou então irá murchar na composição do doce.

A origem

Por mais que tenha toda uma linhagem francesa, inclusive no nome (que derivaria de pavage, que significa pavimento, para descrever que o doce é montado em pavimentos, com camadas), o pavê é um doce brasileiro. Vem do tempo do império, quando as cortes usavam e abusavam do chocolate produzido a partir do cacau da Bahia. E se espalhou pelo país inteiro, ao ponto de ser popular tanto em grandes centros quando nas pequenas cidades do interior.

E em toda parte gerou aquele comentário já esperado: “é pavê ou...?” – não, não, é muito infame, não vou completar. É bem melhor aproveitar e comer o quanto der. Experimente fazer, vale a pena. Bom apetite!

Este pavê de chocolate é rápido e fácil de fazer.
| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Pavê de chocolate da Julieta

INGREDIENTES

  • 300 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 300 g de açúcar
  • 8 gemas em temperatura ambiente
  • 8 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) de leite em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • Leite e baunilha suficientes para umedecer as bolachas
  • 600 g de bolacha champagne com açúcar cristal

PREPARO

  • Bata a manteiga com o açúcar, até ficar um creme bem liso. Junte as gemas, bata e acrescente a baunilha e logo depois o chocolate (uma colher de cada vez). Ponha por último o leite, colher por colher, até dar a consistência desejada.
  • Comece a montagem do pavê distribuindo uma camada do creme no fundo de um pirex. Em outro recipiente, coloque um pouco de leite e algumas gotas de essência de baunilha e vá molhando as bolachas ligeiramente e já colocando em cima da massa no pirex.
  • Alterne as camadas até acabarem a massa e as bolachas. Leve à geladeira para firmar. Fica ótimo quando feito de véspera ou até dois ou três dias antes.

LUIZ AUGUSTO XAVIER, jornalista, apaixonado pelos prazeres da gula, cozinheiro nas horas vagas, sempre atrás de novas experiências e novos sabores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]