• Carregando...
Tudo como se esperava na noite de inspiração dos irmãos Lopes
| Foto:

E não deu outra. Expectativa plenamente compensada. E com sobras.
Reunindo os irmãos Ivo e Ivan Lopes, o jantar de comemoração dos seis anos do Restaurante Terra Madre marcou como um dos mais saborosos dentre os eventos gastronômicos da temporada. Inspiração, dedicação, carinho e entrega marcaram a concepção e a execução dos pratos servidos aos presentes, que lotaram a casa para a noite tão especial.

Como lembrei no post anterior, Ivo foi o primeiro chef da casa e atualmente, em São Paulo, está em fase de implantação de um novo projeto com Paulo Barros (do Due Cuochi, onde trabalhou comandando a cozinha até dia desses). Ele retornou especialmente para a ocasião, reencontrando Ivan, que assina a gastronomia do restaurante com muito sucesso – a ponto de ter sido ungido como um dos Chefs 5 Estrelas de 2011 na escolha dos jurados aqui do Bom Gourmet.

A sequência dos pratos servidos começou com uma Alcachofra à romana com saladinha de rúcula de entrada. Alcachofra com crosta crocante, molho vermelho bem equilibrado, complementando o sabor.

O primeiro prato foi uma Polenta cremosa com frutos do mar grelhados ao molho de limão siciliano. Delicadíssimo. O toque das raspas de limão siciliano valorizou a suavidade dos frutos do mar escolhidos, especialmente os camarões, cortados ao meio.

Em seguida veio o primeiro prato de carne, um Tortelli de coelho ao molho de cogumelo paris trufado e creme de burrata, que só não foi o melhor momento da noite porque a costela que viria a seguir estava insuperável. Era a Costela de boi ao forno em crosta de amêndoa com purê de batata. Feita em fogo lento, muito lento, a carne se desmanchava ao toque do garfo, oferecendo um molho suculento e denso.

A sobremesa chegou em dose tripla: Cheese cake, Canolli de ricota com farofa de pistache e Panna cotta de doce de leite.

(Quem não teve a oportunidade de estar presente certamente ficará na vontade por um bom tempo, pois não há previsão de inclusão dos pratos servidos no cardápio regular do Terra Madre. Pelo menos não a curto prazo.)

Bons vinhos, boa companhia e boa conversa fizeram da noite de comemoração um momento de raro prazer.

Restaurante Terra Madre

Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 – Bigorrilho
Fone: (41) 3335-6070

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]