• Carregando...
Risoto de camarão com gengibre, alho-poró e laranja. Para cozinhar em casa, se deliciar e fazer sucesso.
Risoto de camarão com gengibre, alho-poró e laranja. Para cozinhar em casa, se deliciar e fazer sucesso.| Foto: Anacreon de Téos

A determinação do fechamento dos restaurantes em Curitiba volta a acender a chama de tantos cozinheiros amadores que se revelaram no ano passado, quando, no início da pandemia, ninguém saía de casa para nada.

Com o tempo a situação foi se afrouxando, mas os números pesados revelados nas últimas semanas forçaram o novo posicionamento dos governantes (todo desequilibrado, eu sei, privilegiando alguns segmentos em prejuízo de outros, por interesses sabe-se lá quais) e agora só se come em casa. Por delivery ou por iniciativa própria de ir à cozinha e preparar as refeições da família.

Já que é assim, vou tentar deixar minha parte de contribuição aqui. Aproveitando que estamos em plena Quaresma, época em que o consumo de pescados aumenta, sugiro fazermos um Risoto de camarão com um toque a mais de sabor, mas sem que isso aumente a dificuldade de execução do prato.

Risoto, aliás, é um prato fácil de fazer. Desde que se utilize o arroz correto (sempre os de tipo italiano, nos formatos mais arredondados, que soltam mais amido) e se respeite os passos, sem atropelar ou apressar a execução do prato. Aí fica perfeito, seja qual for o ingrediente preferencial, proteína ou vegetal.

Minha sugestão, então, vai nessa receita com camarão.

Trata-se de uma receita inspirada no site Panelinha (da Rita Lobo), com algumas variantes de toque pessoal – como a sugestão para fazer o próprio caldo, que é sempre importante na execução de um risoto. Recomendável é sempre usar caldo natural, nada desses tabletes ou pozinhos ultra processados.

E como não há coisa mais simples do que fazer um caldo, a sugestão é comprar os camarões com casca para descascá-los em casa. Se comprar 800g de camarões com casca, terá aproximadamente 400g dele sem casca, o recomendável para esta receita.

Se não souber ou der preguiça, consulte seu peixeiro se não dá para comprá-los já descascados, mas levando as cascas e cabeças junto. Se pedir com certa antecedência – para não congestionar os trabalhos da peixaria no momento da venda -, tenho certeza que conseguirá. Como na Pescados Keli Mozer, do Mercado Municipal, onde sempre compro e tenho a atenção da família Mozer, especialista na área. Asseguro que irão te atender com a mesma atenção.

A receita que proponho leva suco de laranja e também gengibre e alho-poró. E a combinação de sabores é incrível. Só não vá comprar aqueles camarões muito miudinhos, que servem pra rechear empadinha e pastel. O imaruí tem um tamanho bom e dá um belo visual no prato, depois de pronto. Só lembre de extrair o fio do intestino, que corre pela parte superior do dorso.

Vamos às receitas, então? Do caldo e do risoto?

Risoto de camarão com gengibre, alho-poró e laranja - com caldo de camarão também feito em casa.
Risoto de camarão com gengibre, alho-poró e laranja - com caldo de camarão também feito em casa. | Foto: Anacreon de Téos

Caldo de camarão

Por Anacreon de Téos
Tempo de preparo1 hora
Rendimento750 ml
PreparoFácil

Ingredientes

  • Cascas e cabeças de 850g de camarão
  • 1 cebola pequena, cortada em quartos
  • 1 talo de salsão, cortado em pedaços grandes
  • 1 cenoura pequena, cortada em rodelas largas
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • ¼ de maço de cheiro-verde
  • 1 litro de água fria (ou o suficiente para cobrir tudo e deixar uma margem de um dedo)
  • quanto baste de óleo de milho

Preparo

  1. Leve uma panela ao fogo médio-alto e aqueça um fio de óleo de milho.
  2. Amasse bem as cascas e cabeças de camarão e doure-as, até que fiquem alaranjadas.
  3. Acrescente os ingredientes restantes, mexa bem, refogue mais um pouco e cubra com a água.
  4. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível e cozinhe por 45 minutos.
  5. Coe, reserve e use como indicado.

Risoto de camarão com gengibre, alho-poró e laranja

Por Anacreon de Téos
Tempo de preparo40 minutos
Rendimento4 porções
PreparoFácil

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnarolli
  • 400g de camarões limpos
  • ½ xícara de alho-poró fatiado (só a parte branca)
  • 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
  • ½ xícara de cebola picada
  • ½ xícara de vinho branco
  • ½ xícara de caldo de laranja
  • ½ litro de caldo de peixe
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • raspas de 1 laranja pera
  • sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Preparo

  1. Aqueça o azeite numa frigideira, em fogo médio.
    Junte o gengibre e refogue por 2 minutos.
  2. Acrescente os camarões e refogue, mexendo com cuidado, por 4 minutos ou até que fiquem rosados. Desligue o fogo e transfira os camarões para outro recipiente.
  3. Mantenha o caldo de camarão aquecido.
  4. Ponha 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela e leve ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, junte a cebola picada e o alho-poró e refogue, mexendo bem, até que a cebola fique transparente.
  5. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Junte o vinho e misture bem, até evaporar. Quando o vinho secar, acrescente o suco de laranja e misture bem.
  6. Adicione o caldo de peixe ao risoto, aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos, sempre em fogo alto.
  7. Verifique o ponto: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Caso seja necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.
  8. Quando o risoto estiver no ponto, adicione o camarão refogado e as raspas de laranja. Misture bem e desligue o fogo.
  9. Acrescente o restante da manteiga e misture delicadamente.
  10. Sirva a seguir.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]