Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
O Vino! Cabral terá um evento inédito nesta quarta-feira: degustação de vinho ao som de rock.
O Vino! Cabral terá um evento inédito nesta quarta-feira: degustação de vinho ao som de rock.| Foto: Valterci Santos

O que teria a ver o rock com o vinho?

A imagem geral nos passada uma proximidade com a cerveja, especialmente nas plateias de shows de rock em campo aberto.

Mas, para mim, rock e vinho têm tudo a ver. Pelo meu próprio exemplo. Quando vou para a cozinha, preparar alguma coisa (mais simples ou mais chique, tanto faz), sempre tenho trilha sonora. De rock, é claro.

Foi praticamente minha formação musical, quando, na juventude, aprimorei meu relacionamento com o violão e até toquei em banda – que chamávamos de conjunto, na época.

Minha aproximação com o vinho chegou alguns anos mais tarde e daí descobri que poderia ter tudo a ver com o som que eu mais curtia.

E não é que agora vai ter uma degustação de vinho com rock, em Curitiba? Harmonização, será que poderia dizer assim?

Especialista em vinhos, Raphael Zanette idealizou o encontro a partir de uma conversa anterior, no podcast que comanda.
Especialista em vinhos, Raphael Zanette idealizou o encontro a partir de uma conversa anterior, no podcast que comanda. | Foto: Valterci Santos

A iniciativa é do restaurateur e especialista do Grupo Vino!, Raphael Zanette, que entabulou uma parceria com o músico e empresário Rodrigo Florenzano. Este é cantor, compositor e guitarrista, além de empresário, sua atividade principal. Também é um apaixonado por vinhos e amigo de longa data de Zanette. E ainda mais: genro do jornalista Nilson Pohl, que foi o primeiro por aqui a ter uma coluna específica de (discos de) rock, anos 70/80, no jornal Tribuna do Paraná.

Partindo da premissa que no vinho e na música geralmente nós escolhemos o que vamos consumir, conforme o que sentimos no momento, então as duas coisas têm tudo a ver. Zanette e Florenzano puderam sentir essa liga, pela primeira vez, no encontro que tiveram no podcast Os Gastronautas, do qual Zanette é um dos idealizadores. O tema deu tanta liga que resolveram realizar uma edição “ao vivo”, com a degustação de vinhos na prática.

E a degustação se tornou realidade. Está marcada para esta quarta-feira (11), a partir das 19h30, no Vino! Cabral.

Zanette e Florenzano vão conduzir uma jornada que terá a degustação de três tintos e um branco. Todos serão saboreados como vinhos “surpresa”, com os rótulos cobertos, e a identificação de cada um será revelada conforme a música é escutada. Enquanto isso, Zanette e Florenzano vão apontar a relação entre o conteúdo das garrafas e das caixas de som.

Como vai ser? Foram selecionados vinhos e músicas que se conectam de alguma forma. Não tanto pelo lado que seria mais óbvio, que é o país de origem, mas sim pelas suas histórias e características, como intensidade e equilíbrio. É bom adiantar não se tratar de uma degustação às cegas, pois não tem a comparação mais técnica que estas exigem. A proposta, segundo eles, é uma experiência leve, divertida e descontraída. E tem tudo para ser mesmo.

Rodrigo Florenzano - 35 anos de música - com a lenda B.B. King.
Rodrigo Florenzano - 35 anos de música - com a lenda B.B. King. | Foto: Arquivo pessoal

Rodrigo Florenzano, que tem mais de 35 anos dedicados à música, também é um apaixonado por vinhos e amigo de longa data de Zanette. Para o evento, ele selecionou a trilha sonora que será tocada no sistema de som do wine bar – não vai tocar ao vivo, portanto – e participará da conversa, com sua vasta bagagem musical.

E, para a experiência ficar ainda mais completa, o público poderá também saborear os pratos do Vino! Cabral. A cozinha da casa segue a tradição da rede, com uma combinação de entradas, petiscos e pratos completos, de inspiração italiana, que destaca pedidas como burrata cremosa, crostinis, arancini, risotos e massas. A gastronomia não está incluída no valor da degustação – que é de R$ 89 - e os pedidos poderão ser feitos à la carte.

Vino! Cabral

Rua Clóvis Beviláqua, 321 (junto ao C’est Si Bom - Café e Empório) – Cabral

Reservas: (41) 9 9294-1124

Instagram: @vino.cabral

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]