• Carregando...
Uma Jambalaia de siri que tem todo o jeito de praia. E com receita
| Foto:
Jambalaia de siri 3

Jambalaia de siri, um prato que tem tudo a ver com a praia e com a temporada de verão. (Foto/ Anacreon de Téos)

Já nem me lembro desde quando – só sei dizer que faz tempo. A Jambalaia de siri tem sido o símbolo das férias da família na praia desde que as crianças eram aqueles que são os pais das crianças de hoje.

Não me lembro como começou, mas a receita original foi recortada da sessão de receitas de uma revista Cláudia dos anos 80. O recorte está até hoje lá no “livrão”, que é como chamamos nosso livro de receitas com colagens e escritos e que faz parte da história gastronômica de nossa turma caseira.

Era chegar à casa de praia e alguém se lembrar de querer fazer o prato, quase sempre no primeiro dia. E aí, uma ida à peixaria, à quitanda e outra ao supermercado, porque ninguém havia pensado em levar o molho inglês, ingrediente decisivo para o sabor final, mas do qual só se utilizava o correspondente a uma colher de sopa (e durante anos fomos colecionados vidros de molho inglês em casa, trazendo mais um a cada volta da praia).

O prato é leve, rápido e muito gostoso. Com o tempo fomos introduzindo algumas modificações, acertando a proporção dos ingredientes, incluindo também o pimentão vermelho em vez de apenas o verde e trocando o pimentão in natura pelo sem pele (para não pegar tanto o sabor) – algumas das versões anteriores já foram postadas aqui.

A alteração mais recente foi substituir o arroz comum de cada dia pelo português carolino, que é o que eles usam por lá para o Arroz de Braga, o Arroz de pato e as demais variações, que incluem a paella dos vizinhos espanhóis. Hoje não é mais difícil de ser encontrado e há pelo menos duas redes de supermercados de Curitiba com esse tipo de arroz em suas prateleiras.

Pois nesse fim de semana de clima de praia, o último com folga antes de começar a temporada de trabalho, a Graça sugeriu o prato – “para marcar nossa praia em 2015”. Desejo anunciado, desejo cumprido. A Jambalaia de siri, como não poderia deixar de ser, ficou uma delícia. Ainda mais acompanhada de uma cava refrescante.

E se por aí bateu vontade e a praia cativa, vamos à receita, então.

Bom apetite!

Jambalaia de siri

Jambalaia de siri 2Ingredientes

8 fatias de bacon

1 xícara de cebola picada

1 xícara de salsão picado

½ xícara de pimentão verde (sem pele) picado

½ xícara de pimentão vermelho (sem pele) picado

1,2 kg de tomates (sem pele nem sementes) picados

2 xícaras de arroz Carolino

750g de carne de siri

1 colher (sopa) de molho inglês

1 pimenta dedo-de-moça picada e sem as sementes

sal

salsinha picada

Preparo

Frite o bacon em uma panela grande até que esteja crocante. Escorra sobre papel toalha e esmigalhe, reservando. Aproveite 3 colheres (sopa) da gordura da fritura e descarte o restante.

Refogue na gordura a cebola até perder a cor. Junte o salsão e o pimentão, até que estejam macios. Acrescente finalmente o tomate, o arroz e a carne de siri, com o molho de inglês, o sal e a pimenta. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando (o tomate solta líquido suficiente, mas se por acaso secar muito, acrescente um pouco d’água quente), por cerca de 25 minutos, até que o arroz esteja macio, mas sem desmanchar.

Junte a salsinha picada e misture bem.

Leve a um prato de servir e salpique com o bacon esmigalhado.

Rendimento: 6 a 8 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]