• Carregando...
Shepherd’s Pie, com recheio de carne e miúdos de cordeiro. O prato principal da Noite Irlandesa feita em casa.
Shepherd’s Pie, com recheio de carne e miúdos de cordeiro. O prato principal da Noite Irlandesa feita em casa.| Foto: Anacreon de Téos

Foi sem querer, mas ficou muito bom.

Tudo começou com um recado da assessoria da cervejaria Maniacs, a Maniacs Brewing Co, uma das principais referências na fabricação de cerveja em Curitiba.

- Vou deixar alguns produtos da Maniacs na tua portaria – avisou.

Isso foi na terça, 16.

Quando fui pegar, vi que eram cervejas mais do que especiais, com um texto explicando que seriam para comemorar o Saint Patrick’s Day, a ser celebrado no dia seguinte. Dia 17 de março é a data nacional da Irlanda, dia do padroeiro daquele país e eles sempre comemoram com boa comida e muita, muita cerveja.

As cervejas da Maniacs que chegaram para harmonizar meu jantar irlandês em homenagem a Saint Patrick.
As cervejas da Maniacs que chegaram para harmonizar meu jantar irlandês em homenagem a Saint Patrick.| Foto: Anacreon de Téos

Na hora que vi o pacote, já me veio que não bastaria fazer apenas um brinde e nada mais. E aí surgiu a ideia de elaborar um jantar irlandês, com três estágios, para cada um deles ser harmonizado com uma das cervejas enviada.

Por WhatsApp pedi ao Iron Mendes, CEO da Maniacs, que me sugerisse a melhor harmonização com os três pratos que tinha decidido fazer. Ele não só me orientou, como ainda mandou reforço, com outra cerveja que não tinha vindo.

E aí parti para a cozinha para o tal “Irish dinner”.

Apple walnut slaw, a entrada do jantar irlandês.
Apple walnut slaw, a entrada do jantar irlandês.| Foto: Anacreon de Téos

A entrada foi um Apple walnut slaw, uma salada que combina repolho, maçãs, nozes, uva-passa, maionese e outros itens (a receita está no pé dessa postagem). Slaw é uma redução de coleslaw, salada tradicional daquelas bandas.

E a harmonização proposta ficou excelente. A Irish Red Ale chegou em growler, tem um toque de dulçor que combina com o creme da salada e aí levanta para um momento final mais seco e tostado. O malte é bem expressivo. Deu muito certo.

Shepherd's Pie de cordeiro, o prato principal.
Shepherd's Pie de cordeiro, o prato principal. | Foto: Anacreon de Téos

O prato principal teria de ter cordeiro. E precisaria ser uma Shepherd's Pie, quase um símbolo de ingleses, escoceses e irlandeses. Algumas são feitas com massa para cobrir, outras apenas com uma cobertura de purê de batatas (como a nossa Madalena), que foi a minha escolha. Carne e miúdos de cordeiro no recheio e purê por cima, gratinando no forno.

E a escolha para harmonizar não poderia ser nada além de uma stout, pelo caminho aberto pela Guinness, um dos símbolos da Irlanda, com a harpa irlandesa no rótulo. A Maniacs Irish Stout também veio em growler e nada fica a dever para a marca famosa, inclusive e principalmente no leve amargor de tostado no fim do gole.

O jantar irlandês fechou com um Apple crumble saindo quentinho do forno e ganhando uma cobertura de nata fresca. A maçã em fatias é assada com massa que contém também noz-pecã, açúcar mascavo, canela e gengibre. E combinou muito bem com a Karamel Sutra, uma Pastry stout de cor castanho escuro, com sabor que remete realmente ao caramelo, seja da cobertura de pudim quanto das balas toffee, completando o sabor final com um toque amargo.

Apple crumble, a sobremesa, para fechar a noite irlandesa.
Apple crumble, a sobremesa, para fechar a noite irlandesa.| Foto: Anacreon de Téos

Foi uma noite perfeita, ouvindo U2, Sinead O’Connor, The Cranberries e outros irlandeses ilustres da música contemporânea.

Fica aqui a receita da salada da entrada, deliciosa, fácil e rápida de fazer e que serve para qualquer momento desses dias quentes que vivemos.

Apple walnut slaw

Por Anacreon de Téos
Tempo de preparo30 minutos
Rendimento8 porções
PreparoFacílimo

Ingredientes

  • 3/4 de xícara de maionese
  • 3/4 de xícara de creme de leite fresc
  • 4 a 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 1/2 colheres (chá) de suco de limão
  • 3/4 de colher (chá) de sal
  • 1/4 a 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 6 xícaras de repolho desfiado (cerca de 1 cabeça pequena)
  • 1 1/2 xícaras de cenouras desfiadas (2 a 3 cenouras médias)
  • 1/3 de xícara de cebola roxa finamente picada
  • 1 xícara de nozes-pecã, grosseiramente picadas e torradas
  • 3/4 xícara de uvas-passas
  • 2 maçãs médias, picadas

Preparo

  1. Misture os primeiros seis ingredientes e faça o creme.
  2. Em uma tigela grande, misture os legumes, nozes e passas.
  3. Junte o conteúdo das duas misturas e incorpore bem.
  4. Junte as maçãs, delicadamente.
  5. Leve à geladeira, coberto, até servir.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]