• Carregando...
O Sincronia Malbec 2018 e o Paradigma Rotto Merlot 2014, novos vinhos que a Vinícola Franco Italiano põe no mercado, como sugestão para o Dia dos Pais.
O Sincronia Malbec 2018 e o Paradigma Rotto Merlot 2014, novos vinhos que a Vinícola Franco Italiano põe no mercado, como sugestão para o Dia dos Pais.| Foto: Anacreon de Téos

A ideia inicial seria encontrar outro cenário para o lançamento de dois novos rótulos. Mas, infelizmente o mundo virou de pernas para o ar e tudo na vida da gente teve de se adaptar às novas circunstâncias.

E a esse panorama é que se enquadra a Vinícola Franco Italiano, que, mantendo a programação inicial, está lançando dois novos rótulos de vinhos tintos. E que podem, sim, servir de inspiração para um presente do Dia dos Pais que se aproxima.

Os dois vinhos são um Merlot e um Malbec. O Merlot é o Paradigma Rotto Merlot 2014, inspirado nos vinhos do Norte da Itália, que apresenta a estrutura elegante característica nesta uva, enriquecida com desidratação de parte das frutas antes da vinificação. Ele é bem potente na estrutura, levando para frutas vermelhas e especiarias. Foi maturado em barris de carvalho franceses de tosta alta por 22 meses, o que dá a pegada maior que apresenta, com nuanças de chocolate e café, que proporcionam taninos significativos, mas sedosos. É vinho perfeito para carnes vermelhas mais gordurosas e também vai bem com queijo parmesão. Tem grande potencial de guarda e edição limitada – 1670 unidades, com garrafas numeradas. É um vinhaço, belo presente, e custa R$ 95.

O outro é o Sincronia Malbec 2018, que já é um vinho um pouco mais fácil, produzido por meio de selação de cachos em mesa, maceração pré-fermentada a frio por dez dias e fermentação técnica de rampa de temperatura, que vai de 10ºC até 29ºC. Ele amadurece em barricas de carvalho francesas e americanas por 12 meses. Possui uma bela coloração violeta brilhante, com reflexos rubis e, no nariz, traz amoras e cerejas frescas e um pouco de ameixas negras e groselhas. As frutas também se manifestam no paladar, com equilibrada integração com a madeira. Custa R$ 42.

Os pedidos podem ser feitos online, no site da vinícola, neste link: loja.francoitaliano.com.br. Podem ser enviados para todo o Brasil.

Vinícola premiada

A Vinícola Franco Italiano funciona desde os anos 70 em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Foi ali que os antepassados franceses e italianos da família se estabeleceram e com o casamento entre Ivonne Ceccon e Dirceu Rausis, o vínculo se estabeleceu. E com ele a paixão pelo vinho que trouxeram dos dois países europeus.

Nesses anos todos de funcionamento e produção de vinhos de classe os prêmios começaram a aparecer. A primeira premiação veio no ano de 2008, com o Censurato Cabernet Sauvignon, no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. De lá em diante, outros galardões chegaram, cada vez mais importantes.

Só para ficar no retrospecto recente, no ano passado a vinícola conquistou dois prêmios dos mais importantes. Foi a vencedora da 8ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, uma das premiações mais importantes do gênero no país. O Cabernet Sauvignon premiado chama-se Censurato (confira aqui). Meses depois, mais uma honraria. O 11º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), premiou o Cuvée Extra Brut com o Sabre de Ouro na categoria Espumante Branco Tradicional (veja aqui).

Como a produção e a pesquisa continuam, apesar dos tempos difíceis, não é de se duvidar que novos prêmios estejam chegando por aí. Os dois bons vinhos lançados agora abrem essa expectativa.

Vinícola Franco Italiano

Rua Rodolfo Camargo, 26 - Colombo

Fone: (41) 3621-1211

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]