Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
O salão do Z.Sushi, com a decoração antecipada de Natal.
O salão do Z.Sushi, com a decoração antecipada de Natal.| Foto: Divulgação

A primeira sensação é de surpresa. Quando o cliente entra no salão do Z.Sushi certamente estranha aquela decoração. Decoração de Natal, vê se pode! A ideia de entrar no clima natalino agora, com quatro meses de antecedência, surgiu para celebrar a esperança de dias melhores nestes tempos de pandemia.

A casa trouxe, então, a cinematográfica decoração natalina de Nova Iorque como maior referência, com muitas luzes, guirlandas, enfeites coloridos e outros adereços. A decoração deve permanecer pelo menos por três meses.

Como o público aprovou a iniciativa, o restaurante aproveita o mote e lança também seu Cardápio Especial de Natal, com entrada, prato principal e sobremesa, a R$ 98 por pessoa.

E como tudo é possível e as ideias novas são sempre bem-vindas, o novo menu tem tudo para dar certo, entre bolas coloridas, fitas verdes e algumas figuras do Papai Noel distribuídas pela casa.

Tartare de salmão trufado ao molho de ostras e massa crocante.
Tartare de salmão trufado ao molho de ostras e massa crocante. | Foto: Divulgação

São duas as entradas, uma fria e uma quente: primeiro um Tartare de salmão trufado ao molho de ostras e massa crocante (tiras de harumaki) e então um Mix de cogumelos (shiitake e shimeji) salteados na manteiga finalizados com nirá.

O prato principal é um Combinado de salmão, com 12 unidades, entre sushis, niguiris e sashimis. Traz dois sashimis de salmão, dois sashimis de salmão selado, um niguiri de salmão, um niguiri de salmão selado, dois jyo salmão e quatro batera.

De sobremesa, uma Torta de doce de leite com chocolate meio amargo, finalizada com sal marinho Maldon.

Alguns sushis do Z: Nigiri de vieira, robalo e guessô (tentáculos de lula)...
Alguns sushis do Z: Nigiri de vieira, robalo e guessô (tentáculos de lula)...| Fotos: Divulgação
... Niguiri de lula, hokkigay e cavalinha.
... Niguiri de lula, hokkigay e cavalinha.| Fotos: Divulgação

Omakaze

Se o cardápio especial é uma espécie de porto seguro para os clientes mais, digamos, tradicionais, o Omakaze é a pura expressão da surpresa e do inusitado. A palavra “omakase” quer dizer literalmente "deixo aos seus cuidados", como um voto de confiança do cliente no cozinheiro. No Z., o criativo chef Douglas Piccoli brinca com mistura de sabores, texturas e formatos, com doses de inovação e diferentes combinações, apresentando uma variedade de pratos, que, servidos um a um, têm por finalidade despertar intrigar o cliente e despertar seu paladar para algo novo a inesperado.

Esse é sempre meu estilo favorito. Chegar, sentar e não ter a mínima ideia do que comer, depositando toda a confiança na criatividade do sushiman e/ou do cozinheiro. Sempre funciona, como deve funcionar nesse lançamento do Z.Sushi, explorando os insumos e ingredientes mais frescos e inesperados do dia.

O Omakase traz sete pratos e uma sobremesa. Entre os destaques, Piccoli gosta de incluir sempre os peixes mais frescos do mercado, indo muito além do salmão e do atum. Fazem parte deste mergulho no fundo do mar peixes como robalo, serra, carapau e linguado, que convivem com outras iguarias marinhas, como vieira, enguia e o hokkigay (molusco de sabor levemente adocicado, das águas do Atlântico Norte), que, no corte, tem uma bela apresentação dégradé.

Nos pratos quentes pode estar o Okonomiyaki, uma espécie de panqueca japonesa, feita com cará, recheada com camarão rosa e finalizada com molho de ostra e Katsuobushi (conserva seca de carne de atum-bonito).

Okonomiyaki, uma espécie de panqueca japonesa, feita com cará, recheada com camarão rosa e finalizada com molho de ostra e Katsuobushi - um dos itens do Omakaze.
Okonomiyaki, uma espécie de panqueca japonesa, feita com cará, recheada com camarão rosa e finalizada com molho de ostra e Katsuobushi - um dos itens do Omakaze.| Foto: Divulgação

O Omakaze custa R$ 280 por pessoa e varia a cada dia, conforme a inspiração do chef e os insumos e ingredientes disponíveis.

O restaurante funciona de terça-feira a domingo, das 19h às 23h.

Z.Sushi

Rua Teixeira Coelho, 255 – Batel

Informações e reservas: (41) 3015 1003 e (41) 9 8767-9591 – também WhatsApp

Instagram: https://www.instagram.com/z.sushicuritiba/

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]