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Alexandre Martins Chagas é diretor de operações do MC Donalds na região Sul e Rio de Janeiro. Trabalha na empresa há 33 anos.
Alexandre Martins Chagas é diretor de operações do MC Donalds na região Sul e Rio de Janeiro. Trabalha na empresa há 33 anos.| Foto: Raphael Monteiro.

A história do empresário Alexandre Martins Chagas se confunde com a da empresa que ele trabalha. Diretor de operações do MC Donald´s, Chagas completa 33 anos na rede no mesmo ano em que o MC comemora três décadas no Paraná.

Desde o tempo que era atendente de lanchonete, ele acompanhou o crescimento da companhia – que hoje soma 49 lojas na região, 30 delas em Curitiba - e as transformações no estado.

Em entrevista ao Paraná S/A, que visitou a primeira unidade da capital paranaense - a da Rua XV - para esta conversa, ele falou sobre a importância da inovação nos negócios.

Qual o tamanho do MC Donald´s no estado?

São 49 lojas no Paraná, sendo que 30 delas estão em Curitiba e região metropolitana. A empresa é uma grande geradora de empregos, são 2.900 funcionários. No interior do estado temos unidades em Ponta Grossa, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá. Paraná e Curitiba são referências para o MC Donald´s Brasil. Partiu daqui, por exemplo, a ideia dos quiosques [de sorvetes]. O primeiro quiosque da rede foi o do Shopping Mueller e depois o modelo se espalhou pelo mundo. Os drives-thrus da capital também são destaque e estão no TOP 5 do Brasil. São dois na cidade, o Portão é o que mais atende e o do Cabral está em segundo lugar no país. Outra curiosidade é que a loja da Rua XV é a que mais vende McFlurry, que é o sorvete gourmet da rede.

O que mudou com o passar dos anos?

A empresa não é mais uma rede que vende sanduíches. Mas uma rede de pessoas que vendem sanduíches. Isso muda tudo. O MC Donald´s preza pela inovação e, para isso, escutamos sempre o nosso consumidor. Um exemplo claro dessa postura pode ser percebida na nomenclatura dos sanduíches. Antes, trabalhávamos com o número 1, número 2, entre outros. Agora, queremos ouvir mais. Nossos funcionários são treinados para sugerir os lanches, baseado no perfil do cliente que chega na loja. E mais do que isso: permitimos a autenticidade dos funcionários, buscamos essa autenticidade. É o que chamamos de cultura de serviço. Eles sabem o que o restaurante oferece, mas a percepção do cliente vem deles. São pessoas vendendo para pessoas.

As lojas estão mais modernas. Qual o conceito?

É trazer mais conforto e comodidade. A loja da XV, por exemplo, está totalmente reformada e tem capacidade para 190 pessoas. Também ganhou um MC Café, o segundo da cidade [o primeiro fica no Park Shopping Barigui]. Também instalamos os totens de autoatendimento, que dão autonomia ao consumidor, já que os combos são customizáveis. Há sempre um funcionário para instruir. Para se ter uma ideia, 50% dos pedidos desta loja já são feitos desta forma. Isso também traz mais agilidade, deixando os funcionários livres para outras funções. Quando eu comecei no MC Donald´s um lanche demorava até três minutos para ficar pronto, hoje leva de 30 a 50 segundos. A unidade tem também tablets com jogos e internet para as crianças.

Qual o perfil do consumidor paranaense?

Uma coisa marcante que percebo nos consumidores curitibanos é que eles valorizam muito a comodidade e o "se sentir em casa no restaurante”. Estamos presentes nos bairros, como em Santa Felicidade, no Hauer, no Cabral, etc. As pessoas vivem o bairro, trabalham no bairro e também vivem o MC Donald´s, fazendo suas refeições ali, o restaurante já faz parte da rotina. Estamos próximos. É fácil nos encontrar.

A cultura do fast food tem perdido espaço para a necessidade de uma alimentação mais saudável? Também vivemos a era dos sanduíches gourmet. Como o MC Donald´s se posicionou a respeito?

O MC Donald´s tem a Linha Signature, criada para atender uma demanda gourmet, com produtos selecionados e saborosos. Tem também opções veggies e saladas. Tudo balanceado, pensado na saudabilidade. Lançamos esses produtos justamente para atender uma demanda de público. Trabalhamos com mix de combagem, o que faz com que o cliente tenha uma rede de opções. Por exemplo: é possível, inclusive, pedir hoje nos nossos restaurantes um sanduíche sem pão. Trocar o refrigerante por um suco, a batata por uma salada ou uma fruta. Prezamos por essa personalização. Nos adaptamos ao consumidor. Entendemos que de tempo em tempo precisamos lançar novas linhas.

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