• Carregando...
MOBILIDADE URBANA – Trânsito nas ruas de Curitiba – canaleta do onibus na avenida República Argentina, no bairro Água Verde e Batel – imóveis – apartamentos – mercado imobiliario – habitação – imagens aéreas de Curitiba –
A parceria entre Apolar e Nogari Leilões é uma estratégia para somar a carteira de imóveis da imobiliária com a experiência da leiloeira no mercado.| Foto: Gabriel Rosa / Gazeta do Povo

Em busca de outros nichos de atuação no mercado imobiliário, a Apolar Imóveis, em parceria com a Nogari Leilões, se tornou a primeira imobiliária do Brasil a adotar uma nova modalidade de negociação: a venda por meio de leilões. A parceria é uma estratégia para somar a carteira de imóveis da imobiliária com a experiência da leiloeira no mercado. “Achamos que agora é o momento. Existia certa resistência com relação a leilão, de que são imóveis com problema e só grandes investidores têm paciência, mas juntos chegamos à conclusão que não”, afirma o diretor da Apolar, Jean Michel Galiano.

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Galiano conta que a iniciativa surgiu a partir de uma demanda por esse tipo de negociação no mercado, já que a principal diferença entre o leilão e uma venda comum é que a primeira opção costuma ser recomendada para proprietários que desejam converter rapidamente seus imóveis em capital disponível, pois a transação é imediata e o pagamento deve ser feito à vista.

Para ir a leilão, a propriedade não pode estar em um prédio onde haja outras unidades à venda com o mesmo valor; portanto, é imprescindível que o imóvel disponibilizado tenha um preço inicial de oportunidade, pré-estabelecido, entre 20% e 30% abaixo do valor de mercado, ou até mais.

Venda de imóvel por leilão tem desconto assegurado

Segundo o diretor, a vantagem é que a quantia recebida pelo bem costuma ser mais elevada e de maneira mais rápida, o que faz com sejam concedidos descontos maiores. “Se um imóvel é oferecido por R$ 800 mil, acaba vindo R$ 850 mil no lance, por exemplo. Sempre um pouquinho mais, então é uma forma diferente de atingir um outro tipo de consumidor”, explica. Além disso, para ele, trata-se de uma ótima alternativa para quem procura imóveis como investimento.

O procedimento não oferece riscos, segundo os idealizadores, já que o recebimento do valor é assegurado e o imóvel é auditado pelo leiloeiro, que tem uma responsabilidade com fé pública. A cada leilão há um edital público com as regras definidas, garantindo a segurança jurídica dos envolvidos. “O comprador terá um valor mais abaixo, mas com segurança. Todas as vantagens que os grandes investidores tinham dentro dos leilões, agora a sociedade como um todo vai poder ter: velocidade, preços e oportunidades”, diz.

A ideia é antiga, mas o grupo esperava pelo momento certo para colocá-la em prática. A avaliação é de que hoje o mercado está preparado essa forma de negociação imobiliária. Galiano classifica como mito a ideia de que só vão a leilão propriedades embargadas, com problemas de documentação ou com dívidas. “O leilão tem força de escritura, todas as certidões já foram tiradas, o imóvel já foi verificado", enfatiza.

Os leilões serão feitos online pelo site da imobiliária e qualquer pessoa do país poderá comprar um imóvel. O modelo de venda já está valendo, e agora a Apolar está em busca de proprietários que tenham interesse em vender seus imóveis com rapidez e boas condições. A previsão é de que até o fim do mês ocorra a primeira venda. Antes do imóvel ser leiloado, a imobiliária fará uma avaliação completa em toda a documentação e na própria dependência do bem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]