• Carregando...
Novas rotas no Paraná levam aeronaves da Azul de Curitiba para Pato Branco e Toledo. Foto: Divulgação
Novas rotas no Paraná levam aeronaves da Azul de Curitiba para Pato Branco e Toledo. Foto: Divulgação| Foto:

Nesta quarta, 9, e quinta, 10, a Azul realiza os voos inaugurais das novas rotas aéreas que vão atender o interior do Paraná. Toledo e Pato Branco foram as cidades escolhidas pela empresa para compor sua malha a partir de Curitiba, após estudos de viabilidade que incluíram a avaliação de investimentos na reforma e adequação dos aeroportos das cidades. Os aeroportos, se passarem pelas inspeções e receberem a completa certificação da ANAC até fevereiro de 2019, poderão ter as operações ampliadas. Inicialmente será um voo semanal de Curitiba para cada uma das cidades, mas a previsão da Azul é de sejam seis voos semanais para Toledo e cinco para Pato Branco. Os voos são em aeronaves ATR-72.

As aeronaves comportam até 70 clientes por trecho e a expectativa da companhia é de que os voos tenham 80% de ocupação. Segundo a Azul os novos mercados foram escolhidos por uma combinação de potencial econômico e disponibilidade de aeroportos compatíveis. Na visão da empresa o Paraná tem uma descentralização econômica maior que outros estados, com importantes polos regionais de desenvolvimento, tanto na área industrial quanto na de agronegócios. Para a empresa, também, os aeroportos das novas rotas estão próximos geograficamente de Viracopos, Campinas, que é o maior hub da América do Sul em partidas e destinos, usando aeronaves ATR, que são as mais adequadas os novos mercados regionais.

LEIA MAIS >> “Mesmo com novo aeroporto, transporte aéreo no Paraná evolui em câmera lenta”

Para o gerente geral da regional sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, há 15 anos Pato Branco esperava o retorno de voos que ligassem a cidade ao mundo.  Para ele, é fundamental para a atratividade de novos negócios para a região ter essa facilidade logística. “Negócios já deixaram de ser concretizados por não termos essa facilidade. O impacto será muito positivo, facilitando não apenas que novas empresas se instalem no município, mas os empresários que aqui estão tenham a facilidade de se deslocar para fechar negócios. Além de poderem ampliar seus conhecimentos técnicos, pela facilidade de participar de eventos em outras cidades”, explica. Segundo o gerente, até esse momento a participação dos empresários só era possível por deslocamento rodoviário até Curitiba ou uma cidade que tivesse a facilidade do transporte aéreo. “Trazermos especialistas para atuarem junto aos empresários na cidade também era mais difícil. Agora, dentro da expertise do Sebrae/PR que é trabalhar com o capital intelectual para promover integração e desenvolvimento, teremos mais possibilidades de atrair especialistas para eventos na cidade.”

Somos referência nas áreas de eletroeletrônico e do segmento de TI, que geram mais de 6 mil empregos diretos pelas empresas dessas áreas aqui instaladas.

Colini traça o mapa de desenvolvimento do município de Pato Branco, um dos eixos de escolha da Azul para a implantação da rota. “Temos o Parque Tecnológico na cidade desde 2016, que é modelo no país para outras iniciativas do setor. Somos referência nas áreas de eletroeletrônico e do segmento de TI, que geram mais de 6 mil empregos diretos pelas empresas dessas áreas aqui instaladas.  Elas são responsáveis por 20% do PIB da região, que inclui os municípios de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão”, destaca.  Segundo ele outros ativos importantes para esse desenvolvimento são as duas incubadoras, uma aceleradora, as instituições do Sistema S e as universidades. “A região já formou 800 mestres e 500 doutores”, acrescenta. “Sem esquecer, é claro, do setor de agronegócios, maior gerador de riqueza e empregos de nossa região.”

Pato Branco em desenvolvimento

Os dados informados pela Prefeitura Municipal de Pato Branco mostram que a cidade saltou de pouco mais de 500 empresas abertas no ano de 2008 para mais de 1.200 em 2018, com quase 9 mil empresas ativas no cadastro municipal. Com pouco mais de 80 mil habitantes, são 100 empresas de software instaladas que ajudaram o município a ficar em primeiro lugar na geração de empregos no Paraná e 12º no Brasil pelos dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – de 2017.

 

Serviço:

 

Curitiba – Toledo (a partir de 09 de janeiro de 2019)
Origem Saída Destino Chegada Frequência
Curitiba 13h30 Toledo 15h Quarta-feira
Toledo 15h35 Curitiba 17h Quarta-feira

 

Curitiba – Pato Branco (a partir de 10 de janeiro de 2019)
Origem Saída Destino Chegada Frequência
Curitiba 13h30 Pato Branco 14h50 Quinta- feira
Pato Branco 15h25 Curitiba 16h45 Quinta-feira
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]