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Estudo mostra que as pequenas empresas ainda não se sentem seguras para garantir grandes descontos.
Estudo mostra que as pequenas empresas ainda não se sentem seguras para garantir grandes descontos.| Foto: Pixabay

Na próxima sexta-feira (29), lojistas se preparam para uma verdadeira Copa do Mundo do varejo: a tão esperada Black Friday. A tradicional data de super descontos nasceu nos Estados Unidos e tem conquistado as empresas brasileiras - ao menos parte delas. A especialista em gestão empresarial VHSYS fez uma pesquisa com cerca de 10 mil micro e pequenas empresas em todo o país a respeito da Black Friday 2019. O resultado geral aponta que 63,9% das empresas do sul do país não vão aderir ao dia de super descontos.

Segundo a pesquisa, a decisão de não participar da Black Friday foi uma escolha estratégica e mostra que as micro e pequenas empresas ainda não se sentem seguras para garantir grandes descontos. “A Black Friday é um evento no qual a loja terá grande exposição, sendo decisivo para construir uma boa ou má imagem. Se a empresa não está bem preparada e estruturada, poderá ter um impacto negativo imenso”, analisa Reginaldo Stocco, CEO da VHSYS.

Fundada em 2009, a empresa de aluguel de carros Rentcars.com participa há três anos da Black Friday. Com sucesso garantido a cada edição, a empresa se prepara para o período com ao menos seis meses de antecedência, estudando estratégias de mercado e preparando todos os setores da empresa de maneira intensa e mais produtiva possível.

Para o diretor de marketing da Rentcars.com, Michel Rocha, a preparação para a Black Friday exige estratégia paralela, já que as vendas fora desse período continuam com a estratégia normal de negócio. “É uma oportunidade para novas empresas aparecerem, é preciso aproveitar para aumentar o volume de novos clientes e entrar no mercado de maneira relevante, com boas ofertas e atendimento de excelência”, sugere o profissional.

Michel Rocha, diretor de marketing da Rentcars.com
Michel Rocha, diretor de marketing da Rentcars.com| divulgação

Planejamento antecipado

Com investimento em estratégia e pesquisa de mercado, a Rentcars.com conquistou na última Black Friday faturamento expressivo: em apenas um dia, vendeu o equivalente a uma semana. Neste ano, a empresa alinhou parceiros, fornecedores e marketing, colocando a estratégia de negócios em prática no mês de agosto. Um estudo de estoque também foi levado em conta.

“A gente trabalha apresentando a empresa, mostrando catálogo, ofertas e certificados de excelência em atendimento”, conta o diretor de marketing. Na visão de Rocha, toda essa comunicação é feita através de newsletter, e-mail, redes sociais. Para conquistar o cliente na Black Friday, é preciso primeiro apresentar a empresa para o público - e isso começa meses antes.

No caso do varejo físico, a estratégia continua da mesma forma, trabalhar com marketing forte. “O empreendedor tem que comentar com seus clientes sobre os descontos, apresentar as ofertas interessantes da Black Friday. Pode criar um cupom físico, promoção em mídia social”, esclarece. Para do diretor, o dia de descontos especiais força as empresas a criarem um melhor relacionamento com seus clientes.

Estratégia que deu certo

Na contramão da pesquisa da VSHYS, a sócia-proprietária Danielle de Macedo tem apostado na Black Friday como estratégia para conquistar novas clientes de sua loja de roupas Blanc Atelier, em Curitiba. “Eu tenho usado muito o Instagram. Comecei participando dos descontos quando minha loja ficava no shopping, mas mudei de endereço e pretendo participar da estratégia esse ano”, comenta a empresária.

A participação da loja da Danielle na Black Friday desse ano aconteceu também a pedido das clientes. “Eu tenho um bom relacionamento com as clientes pelas redes sociais. Eu gosto de selecionar algumas peças bonitas e uso na liquidação”, revela. A estratégia tem dado certo.

Mesmo com descontos não muito altos, chegam no máximo a 30%, a promoção tem garantido visibilidade para a loja - inclusive para um público do exterior. “Recebo mensagens de clientes até dos Estados Unidos. Já cheguei a fechar vendas via Paypal para clientes no Texas”, comemora.

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