• Carregando...
Unidade da cooperativa de crédito Viacredi em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba
Unidade da cooperativa de crédito Viacredi em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba| Foto: Divulgação

A cooperativa de crédito Viacredi, considerada a maior do Brasil no segmento em número de cooperados, inaugurou na última terça (10) sua primeira unidade no Paraná, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Com investimento inicial de R$ 500 mil, a cooperativa tem planos de expansão no estado, onde deverá ter oito unidades até o final de 2020, em São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo e Curitiba.

Constituída em 1951, em Blumenau (SC), a Viacredi inicia seu plano de expansão com a meta de atingir mais de 800 mil cooperados até 2021. De acordo com o diretor-executivo da cooperativa, Vanildo Leoni, São José dos Pinhais foi escolhida como entrada no Paraná por ser uma região populosa, com pouca oferta de serviços financeiros.

“Quando uma cooperativa se instala, criamos um círculo virtuoso, que movimenta a vida econômica e social de seus associados, porque ao se tornarem sócias – e não apenas clientes – as pessoas participam dos resultados. Com esse envolvimento, elas passam a ter mais conhecimento sobre a gestão de seus recursos financeiros, sobre cooperativismo, geração de empregos e renda. São interesses da comunidade que a cooperativa consegue atender”, afirma o executivo.

Na região do Vale do Itajaí, onde a cooperativa possui uma presença maior, cerca de 35% da população é cooperada da Viacredi. O número alcança mais de 50% em algumas cidades, como Blumenau. Para o presidente da cooperativa, Moacir Krambeck, o cooperativismo é uma escolha que promove o desenvolvimento de toda uma região.

“Se o Brasil avançasse no cooperativismo seria um país mais preocupado com seu semelhante. Com tanta desigualdade não tem crescimento sustentável e o cooperativismo é um dos instrumentos para mudar essa situação. Nossos cooperados estão muito fortes, então é porque estamos fazendo algo de bom”, diz Krambeck.

A Viacredi tem 92 postos de atendimento em 20 municípios catarinenses, com mais de 530 mil cooperados e 1,5 mil colaboradores. Ao todo, são mais de R$ 6,1 bilhões de ativos. A cooperativa faz parte do Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas de crédito nos três estados do Sul. Ela também foi premiada pela quinta vez consecutiva como a melhor empresa de grande porte para se trabalhar em Santa Catarina pelo Instituto Great Place to Work.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]