• Carregando...
FOTO: Divulgação/Copel
FOTO: Divulgação/Copel| Foto:

Cortar o Paraná de Leste a Oeste dirigindo um carro elétrico já é possível. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) finalizou a instalação de postos de recarga e inaugurou nesta segunda-feira (10) a maior eletrovia do país, com 730 quilômetros de extensão. O trecho liga o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu.

Ao todo, são 11 eletropostos espalhados ao longo de toda BR-277, que cruza o Estado. Os eletropostos já estão em funcionamento em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.

LEIA MAIS >> Copel lança programa que ajuda a criar e desenvolver startups do zero

A Copel investiu R$ 5,5 milhões no projeto, que se consolida como a maior eletrovia do país, com 730 quilômetros. A BMW, em parceria com a empresa do setor elétrico EDP Brasil, inaugurou recentemente uma eletrovia ao longo da rodovia Presidente Dutra, ligando os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, são seis postos de recarga para veículos elétricos distribuídos ao longo dos 430 quilômetros que separam as duas capitais.

Na eletrovia da Copel, cada eletroposto tem 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil, como os modelos i3, da BMW, e ZOE, da Renault.

Recarga sem custo

As estações são todas de carga rápida e gratuita: leva entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga. “Por ser um projeto de pesquisa e desenvolvimento, os consumidores não terão custo para abastecer na eletrovia da Copel”, explica Guetter.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]