• Carregando...
Carteira de trabalho
Índice de intenção de contratações no Paraná para o trimestre julho-setembro é de -7%.| Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas

A pandemia do coronavírus continuará afetando diretamente a intenção de contratação nas empresas paranaenses no terceiro trimestre de 2020. De acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego, do ManpowerGroup, a estimativa de novas admissões dos empregadores do estado do Paraná, nos meses de julho a setembro, ficou em -7%, uma queda de 22 pontos porcentuais (pp) em relação ao trimestre anterior e 21 pp em relação ao mesmo período do ano passado.

O levantamento, realizado há 55 anos pela empresa, é feito quatro vezes por ano para mensurar a intenção dos empregadores de aumentar ou diminuir o número de colaboradores no trimestre seguinte. A pesquisa ouviu 34.000 empregadores públicos e privados em 43 países e territórios, para medir as tendências previstas de emprego. No Brasil, a entrevista foi feita com 456 empregadores.

O Paraná não apresentava índices negativos de contratação desde o segundo trimestre de 2017. Foram 12 trimestres consecutivos - três anos - com expectativas positivas.

Ainda que os números projetados sejam ruins, o Paraná fica com índices acima do cenário nacional. A expectativa de contratações dos empregadores do Brasil no levantamento, foi de -15%, queda de 29 pp em comparação com o segundo trimestre de 2020, e 29 pp em relação ao mesmo período de 2019. Ainda que os dados nacionais mostrem retração, 20% dos respondentes falam que acreditam em uma retomada nas contratações entre outubro e dezembro deste ano.

“O estado do Paraná, apesar de estar com uma expectativa negativa para o próximo trimestre, é a região com o indicador menos pessimista entre as demais localidades pesquisadas. Essa queda de 22 pontos percentuais se deve aos impactos da Covid-19. O Brasil, de modo geral, vinha apresentando sinais tímidos de recuperação que foram freados, principalmente, devido à pandemia. Mesmo assim, 61% dos entrevistados não preveem mudanças no quadro de funcionários nesse momento”, detalhou Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup Brasil.

A pesquisa completa pode ser acessada no link.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]