• Carregando...
Blockchain
Além do bitcoin: evento em Curitiba promete apresentar a tecnologia e seus usos no acesso à justiça, governo e gestão pública, novos modelos de negócios e de processos distribuídos.| Foto: Pixabay.

Desmistificar o cenário do blockchain no Brasil e apontar as alternativas do uso desta tecnologia em diferentes setores - além do "dinheiro eletrônico" bitcoin- é o objetivo do Blockchain Connect, evento que acontece em Curitiba nos dias 7 e 8 de novembro, na FAE Business School. A programação envolve palestras, workshops e showcases.

Entre as atrações confirmadas está a palestra da desenvolvedora Solange Gueiros, que ganhou o primeiro lugar noEthBerlin 2019, em agosto, na Alemanha. Solange também venceu o Hackathon da Ethereum, em Nova York, em maio.

"O evento vai abordar temas que vão muito além das operações financeiras e incluindo setores que não têm tanto destaque na mídia, como acesso à justiça, governo e gestão pública, novos modelos de negócios e de processos distribuídos, entre outros. Tudo isso num formato que busca atender a múltiplos interesses", explica Carl Amorim, executivo do South America BRI.

O público esperado no Blockchain Connect é de 500 pessoas nos dois dia de evento, entre curiosos, entusiastas, gestores, legisladores a desenvolvedores.

Os ingressos estão no terceiro lote e custam R$ 250. Para comprar é preciso acessar o site oficial.

Programação

A programação envolve três pilares: Learn - palestras e painéis; Build - soluções com as ferramentas e tecnologias disponíveis em workshops promovidos por grandes empresas do setor; e Showcase - casos de sucesso de aplicação da blockchain.

Entre os palestrantes está também Adriana Silimprandi, fundadora da Exo; Alexandre Brandão, fundador da Alexandria; Anderson Nery, CEO da Wuzu; Carl Amorim, do Blockchain Research Institute; Renata Baião, juíza de Direito no Tribunal de Justiça de São Paulo; Renata Queiroz, do Instituto de Desenvolvimento de Londrina; entre outros. A programação completa está no site.

O Blockchain Connect integra a Blockchain Week Brasil .

O evento é realizado pela EXO Global, grupo econômico de soluções em blockchain e criptoativos, e pelo South America Blockchain Research Institute (South America BRI), rede global de pesquisa sobre o impacto da blockchain nas estruturas de gerenciamento corporativo.

Blockchain e usos

Além da transparência no mundo dos negócios, a tecnologia blockchain pode trazer ganhos sociais importantes.

Um exemplo é sua utilização para suporte a refugiados, que nem sempre têm a oportunidade de carregar consigo a documentação que os identifica - um sério problema para começar a vida em outro lugar. Através da identificação baseada em blockchain, eles ganham a possibilidade de guardar dinheiro virtualmente, fazer uma quantidade significativa de transações que antes não poderiam (online por exemplo) e até mesmo a possibilidade de receber um salário.

Já no combate à corrupção, um bom exemplo é a Estônia, país europeu pioneiro no uso da blockchain no contexto estatal. Por meio de projetos do governo é possível registrar companhias online, assinar documentos digitalmente e enviá-los criptografados, além de realizar transações bancárias e fazer a declaração de imposto de renda de maneira virtual. Tudo de modo seguro e imutável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]