• Carregando...
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação| Foto:

74 startups que compõem o ecossistema de inovação da capital paranaense terão espaço diferenciado na edição 2019 do Smart City Expo Curitiba. Nos dias 21 e 22 de março, elas expõem seus produtos e serviços, mas principalmente, a forma como pensam a inovação que tem promovido mudanças radicais no dia a dia das pessoas. É a “revolução cotidiana” promovida por tecnologias e soluções para os problemas da rotina, que permitem rever a dinâmica e o planejamento das cidades, tornado-as, então, mais inteligentes.

As startups estarão no Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço que pode ser acessado de forma gratuita mediante inscrição prévia pelo site do evento e que compõe a área de exposição, com estande para demonstração das soluções. Nesse local também acontecem pitchs, apresentações de no máximo 15 minutos, feitos por representantes das startups, de empresas curitibanas e de órgãos do município. “Será uma espécie de praça central para mostrar as propostas pioneiras do ecossistema de inovação da capital e como o município as apoia”, expõe Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

Soluções curitibanas

Alimentação saudável e mesmo o prazer de cozinhar com alimentos frescos é uma tendência, mesmo para quem mora em espaços pequenos. Para solucionar essa questão a Favo Tecnologia vai expor a solução de horta automatizada para pequenos espaços, que são programadas para se autoirrigar via smartphone. Para permitir que alunos possam ter aulas de campo sem sair da sala de aula, a VRGlass vaia levar ao Smart Plaza seus óculos de realidade virtual. “A nossa tecnologia permite verdadeiras ‘aulas de campo’ sem sair da sala da aula, oferecendo experiências enriquecedoras que trazem benefícios ao processo de aprendizagem dos alunos”, conta Ohmar Tacla, CEO da VRGlass.

LEIA TAMBÉM >> Clinipam inaugura novo centro de medicina diagnóstica em Curitiba

O Ebanx também estará no Smart City. “Queremos fazer parte desse momento, contar sobre como o Ebanx está inovando todos os dias, movimentando o jeito de fazer as coisas, e saber de outras empresas, iniciativas e pessoas como elas estão fazendo o mesmo. Essa troca de conhecimento gera um ciclo muito virtuoso, que beneficia as cidades como um todo e os indivíduos também”, avalia Nayana Rogal, coordenadora de Cultura do Ebanx, startup que facilita as compras de brasileiros em sites estrangeiros como Spotify e AliExpress.

Entre as 74 startups que estarão no evento de inovação também a Prevention (Adam Robô), 4vants (drones e inteligência artificial), Veever (app para deficientes visuais), Hi Technologies (Hilab), Boa Impressão 3D (3DStella 2).

Empresas Maduras

Ainda na área de exposição empresas maduras e que atuam fortemente com inovação também apresentarão suas soluções. Como a Beenoculus, com dispositivo de realidade aumentada. São óculos especiais que permitem enxergar além da própria visão, ou seja, usam o mundo real como cenário para projetar itens virtuais, produzindo uma realidade mista. A Smart Green apresentará sua solução de telegestão da iluminação pública, concebida para evitar o desperdício de eletricidade.

Robô da FiscalTech. Foto: Divulgação

Robô da FiscalTech. Foto: Divulgação

No setor imobiliário será feito no evento o lançamento do edifício Uphome Sete, localizado na esquina da Avenida Sete de Setembro com a Rua Desembargador Westphalen, primeiro empreendimento pago com bitcoins a registrar escritura em cartório no Brasil. Também Itaipu Binacional e a chinesa Huawei, terceira maior fabricante de smartphones do mundo.

Ingressos

O preço dos ingressos para o congresso até o dia 20 de março é de R$ 1.350, enquanto nos dois dias de evento será de R$ 1.500. Estudantes, professores, deficientes, idosos e pessoas que se enquadram na Lei nº 12.933 têm direito à meia-entrada, mediante comprovação.

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2019

Essa é a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

LEIA TAMBÉM >>  Elite Contemporâneo abre inscrições para diretores de escola

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]