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Interior da fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil/Dunlop. Foto: Divulgação
Interior da fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil/Dunlop. Foto: Divulgação| Foto:

A japonesa Sumitomo, dona da marca Dunlop, irá investir R$ 153 milhões na expansão de sua fábrica em Fazenda Rio Grande, na Grande Curitiba. Este é o segundo pacote de investimentos anunciado pela empresa no segmento de pneus para caminhões e ônibus. A meta é chega, em 2020, a 1.000 unidades diárias dos produtos voltados ao setor de carga. Pelo menos 50 vagas de emprego devem ser criadas.

O novo investimento, de R$ 153 milhões, será utilizado para a aquisição de novos maquinários para o segmento de veículos pesados da fábrica, atualmente em construção.

As obras para a criação do módulo de ônibus e caminhões já estão em andamento. Uma primeira etapa, que deve ficar pronta em março de 2019, faz parte de um pacote de investimentos antigo, anunciado pela Sumitomo em 2016, de R$ 487 milhões.

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Este pacote antigo foi dividido em R$ 175 milhões para a ampliação da fábrica de pneus a passeio (SUV) e comerciais leves, outros R$ 104 milhões para construção de infraestrutura da nova planta de pneus de caminhões, e R$ 208 milhões para a compra de equipamentos para essa unidade.

O novo anúncio, em maquinário, deve ser capaz de dobrar a capacidade de produção dos pneus pesados: de 500 (previsto para o ano que vem) para 1.000 unidades fabricadas por dia. A previsão é que todas as etapas fiquem prontas até julho de 2020. Pelo menos 50 funcionários devem ser contratados para esta nova fase da fábrica.

A entrada no segmento mais caminhões e ônibus é um desejo antigo da empresa que, em 2014, já falava em entrar neste segmento, no mercado brasileiro. Em resposta à Gazeta do Povo, o gerente sênior de Vendas e Marketing da Dunlop, Rodrigo Alonso, explicou que, desde que chegou ao Brasil, o plano era explorar o mercado de pneus para veículos pesados, mas que “investimentos deste tipo são realizados a partir de estudos detalhados de potencial e de retorno”.

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O primeiro pneu de carga que será produzido na unidade é o SP320, desenvolvido para caminhões do segmento regional e rodoviário, para a aplicação em todas as posições (porém otimizado para ser utilizado nos eixos direcionais). A Dunlop utiliza em seus pneus fabricados no Brasil a tecnologia Sun System, que permite a produção de peças uniformes, sem emendas nas partes de borracha do pneu.

A Suitomo está instalada — e operando — em Fazenda Rio Grande desde 2013, após um investimento inicial de R$ 750 milhões. Atualmente, a produção é de 15 mil pneus diários. Voltados para os segmento de veículos leves, SUVs e comerciais leves (vans).

A expectativa é expandir este segmento e chegar à produção de 18 mil pneus por dia, para veículos leves. Chegando a 19 mil, no total, quando somada a planta de pesados. Há sete anos no Brasil, a Dunlop anunciou investimentos que, somados, totalizam R$ 1,4 bilhão.

Paraná Competitivo

A nova fase de investimentos, de R$ 153 milhões foi anunciada pela governadora Cida Borghetti (PP) como parte integrante do programa Paraná Competitivo, que concede incentivos fiscais às empresas instaladas no estado, em troca da assinatura de um protocolo de intenções. Questionada sobre quais benefícios terá acesso a utilizar, a Sumitomo diz que não abre esta informação.

Em nota publicada à época da assinatura do acordo, o governo do estado revelou que uma das condições para a assinatura foi a exigência que a empresa realize todas as suas importações pelo Porto de Paranaguá. Além de reverter 1% do benefício fiscal em pesquisa e desenvolvimento, como forma de reinvestimento.

 

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