A paranaense Bergerson vai abrir em 2022 a primeira joalheria no estado de São Paulo. A marca, que completa 60 anos em 2023, já opera no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e pretende inaugurar em setembro a sétima loja no Shopping Iguatemi de Campinas, segunda maior cidade paulista.
Nos próximos anos, o grupo também planeja levar ao mercado paulista a marca Big Ben, que completa 50 anos em novembro e hoje opera 15 pontos no Paraná e Santa Catarina. A expansão da Big Ben também inclui novas lojas no interior do Paraná e a entrada da marca no Rio Grande do Sul.
"Somos uma das maiores redes de joalherias do Brasil, mas estamos concentrados no Sul. Por isso a loja de Campinas é um marco para o grupo. Vamos conhecer esse mercado e futuramente levar também a Big Ben para São Paulo", afirma a diretora comercial do Grupo Bergerson, Karine Sacker.
A ida para São Paulo faz parte da expansão do grupo, que em 2021 viu o faturamento crescer mesmo no pior momento da pandemia, quando a indústria e o comércio de forma geral foram impactados pelas restrições sanitárias. Dados do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais e Metais Preciosos (IGBM) apontam que o mercado interno de joias teve crescimento de 20% ano passado. A diretora comercial da Bergerson não revela percentuais, mas garante que o grupo teve crescimento maior do que a média nacional.
"Nosso crescimento foi maior, inclusive, do que sobre anos não pandêmicos. Ano passado foi muito bom para nós. E o mais importante: seguimos crescendo", comemora da Karine.
A diretora comercial explica que por causa das restrições preventivas da Covid-19 as pessoas ficaram impedidas nos dois últimos anos de viajar, confraternizar e ir a bares e restaurantes. Com isso, muitos desses gastos foram canalizados na compra de joias e relógios.
"As pessoas buscam nas joias e relógios um produto que eternize momentos. São conquistas pessoais: o nascimento de um filho, um casamento, uma formatura, um noivado. Datas importantes que são eternizadas pelos nossos produtos. E isso não deixou de acontecer. Na verdade, na pandemia as pessoas buscaram ainda mais formalizar essas vitórias pessoais através dos nossos produtos", explica.
Karine enfatiza que o grupo teve de fazer uma série de adaptações no atendimento não só para atender, mas também para continuar fidelizando os clientes. Entre as ações, a diretora comercial cita vendas por Whatsapp, atendimento por telefone, uso de links de pagamento, além, do próprio site da marca.
"Nosso grande diferencial é a fidelização. Talvez outros segmentos que não tenham essa fidelização tão forte tenham sofrido mais nesse período difícil", avalia Karine.
Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados (12 de junho) é estratégico para a expansão do Grupo Bergerson. Karine explica que a data é a oportunidade para captar novos clientes, que até então nunca tiveram experiência com compras em joalherias.
O grupo aposta no Dia dos Namorados para alavancar a coleção BB Dreams, de diamantes com designer exclusivo. Duas lojas da Big Ben já contam com um novo espaço voltado para essa coleção, no Shopping Palladium e em Londrina.
"Avançamos nas novas lojas com novo visual para cativar ainda mais os clientes. Temos expectativa de crescimento de 10% a 15% nessas lojas reformuladas. E isso já está acontecendo", afirma Karine
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