• Carregando...
Intenção de consumo das famílias faz a confiança do empresariado crescer no Paraná
Intenção de consumo das famílias faz a confiança do empresariado crescer no Paraná| Foto: André Rodrigues/ Arquivo/ Gazeta do Povo

O Índice de Confiança do Empresário do comércio paranaense em dezembro de 2019 é o maior dos últimos cinco anos, indica pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgada no estado pela Fecomércio-PR. O índice registrado no mês foi de 127,2 pontos, 3% acima de novembro. É o maior índice registrado no estado em dezembro desde 2012, quando o indicador bateu em 121 pontos.

Na comparação com dezembro do ano anterior, o crescimento foi ainda maior, chegando a 11,7%. A confiança do empresário paranaense é superior à média nacional, que chegou a 125,1 pontos no mês.

O subindicador Condições Atuais do Empresário do Comércio, uma avaliação sobre as condições atuais da economia, do comércio e da própria atividade comercial, mostrou um aumento de 38,4% frente ao mesmo período do ano passado. Quando se tratam das variáveis Expectativa do Empresário do Comércio, no ano houve um crescimento de 1,1%, e os Investimentos do Empresário do Comércio aumentaram em 8,3%.

O índice de confiança do empresariado paranaense cresce seguindo a curva ascendente do Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que se mantém em alta desde outubro. Em dezembro, o ICF atingiu 115 pontos no Paraná, ante 108,6 em novembro, o equivalente a um aumento de 5,9%. O índice é, também, o melhor registrado nos últimos cinco anos.

A maior elevação ocorreu entre as famílias com maior poder aquisitivo, entre as quais o índice subiu 7,2% na variação mensal, motivado principalmente pela alta na perspectiva profissional, momento para duráveis e compras a prazo. Entre as famílias de menor renda, o crescimento da intenção de consumo foi de 5,7%, com destaque para os quesitos emprego atual e perspectiva profissional.

Os números apresentam um cenário favorável, diferente do registrado na pesquisa nacional, que atingiu 96,3 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]