i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paraná S.A

Foto de perfil de Paraná S.A
Ver perfil
Mercado Imobiliário

Expectativa pela retomada do mercado anima primeiro dia da Feira de Imóveis

  • PorCamila Machado
  • 14/08/2019 20:31
Parte da Feira de Imóveis
O evento encerra no domingo (18). O tema da 28ª edição é Cidade Inteligente.| Foto:

A 28ª edição da Feira de Imóveis começou nesta quarta-feira (14), em Curitiba, no Campus da Indústria da Fiep. A expectativa é receber um público de 10 mil pessoas em cinco dias de evento. Na ocasião, os visitantes podem conferir 30 mil opções de imóveis entre novos e usados, comerciais e residenciais.

O presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná (ADEMI-PR), Leonardo Pissetti, na abertura do evento, salientou a expectativa no aquecimento do mercado imobiliário. Também destacou o tema da edição 2019, que é Cidade Inteligente.

"Mais do que um feira com oferta de imóveis, estamos em uma arena de tecnologia. A Feira de Imóveis está conectada com o que o mercado exige. É uma nova geração de serviços atendendo a uma demanda existente", esclareceu Pissetti.

Pissetti se referiu também a Arenatech, uma novidade na Feira. Trata-se de um espaço para startups e desenvolvedores independentes mostrarem as suas ideias e soluções para área.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscom-PR), Sérgio Luiz Crema, também esteve presente e encorajou os expositores. "O mercado passou por uma das maiores crises econômicas já vistas, que durou quase cinco anos. Os empreendedores são resilientes e, finalmente, estamos retomando o fôlego", declarou.

É na <em>Arenatech</em> que acontecem as palestras e bate-papos da Feira de Imóveis. Foto: Camila Machado.
É na Arenatech que acontecem as palestras e bate-papos da Feira de Imóveis. Foto: Camila Machado.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, representando o prefeito da cidade, endossou a iniciativa da Feira de Imóveis e arrematou com o tema das cidades inteligentes. "Iniciativas com foco em cidades inteligentes só têm valor quando são pensadas para o cidadão. A Feira reúne em um só lugar diferentes possibilidades", disse.

O Vale do Pinhão, movimento do município que une startups para promover ações de Cidades Inteligentes, tem estande na Feira de Imóveis. Foto: Camila Machado.
O Vale do Pinhão, movimento do município que une startups para promover ações de Cidades Inteligentes, tem estande na Feira de Imóveis. Foto: Camila Machado.

Financiamento

Representantes da Caixa Econômica Federal tem um estande na Feira de Imóveis e fazem, na hora, simulações de financiamento, sanando as dúvidas dos futuros compradores. É possível já sair do local com o crédito aprovado. "Buscamos valorizar e mobilizar o mercado. Um exemplo é taxa de 8,5% de juros nos financiamentos", destacou o superintendente da Caixa, Adriano Borges Resende.

A Ademilar, especialista em consórcios, também está explicando sobre o serviço e fechando negócios.

Debate sobre o setor

O primeiro dia da Feira de Imóveis também teve bate-papo sobre tendências do setor. Pedro Augusto, do Centro Acadêmico de Negócio Imobiliários da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explicou sobre como a universidade pode agregar valor ao mercado.

"A universidade está à disposição do mercado e, quando universitários e empresários trabalham juntos, todos saem ganhando", disse. Do trabalho que desenvolve no hub, o estudante destacou o uso da realidade virtual.

Claiton Oliveira, da Rede de Vistoria, falou sobre a necessidade de atualização do mercado, principalmente no foco ao atendimento humanizado. "A tecnologia contribui muito, mas o diferencial está em aliar os recursos ao atendimento pessoal e personalizado. Quando falamos em imóveis, estamos sempre falando em sonhos", destacou. A Rede de Vistoria atende 40 imobiliárias de Curitiba e faz a ponte entre inquilinos e proprietários, auxiliando nos processos e possíveis transtornos aos patrimônios.

O final da noite teve ainda a fala das startups Azuba, especializada em criar visualizações interativas em realidade virtual e realidade aumentada; Zimobi, de aluguel online; e da ICanvas, plataforma de planejamento de compra de imóveis.

Eduardo Dória, CEO da Zimobi, pontuou sobre o que chamou de "dores do mercado imobiliário". "Quem quer alugar um imóvel ou quem quer alugar o seu quer rapidez e facilidade. O desafio é deixar os trâmites burocráticos mais acessíveis", falou.

Eli Lara, da ICanvas, destacou o excesso de informação que a internet traz e como isso pode confundir o comprador. "É uma decisão séria comprar um imóvel e um planejamento é essencial. Por isso, o planejamento em formato de Canva - uma forma visual - facilita o processo. O comprador enxerga as possibilidades e crava o negócio quando tem certeza", informou sobre o serviço da sua empresa.

A Feira de Imóveis segue até domingo (18). A programação desta quinta-feira está abaixo.

Programação desta quinta-feira (15)

16h – Palestra – Tema: Zoneamento de Curitiba – conheça as novidades; palestrante Mariane Erbano Romeiro, Arquiteta e Urbanista

16h45 - Palestra: O Corretor na Era da Informação. Palestrante: Marcelo Ribeiro Losso - Doutor em Direito
e Socioambiental pela PUCPR.

17h30 - Palestra: Inovando o mercado de Locações com Airbnb. Palestrante: Manuella Lázaro - Plataforma Hostings

18h – Painel – Como fundar uma startup - Construtech e Proptech

19h – Palestra: Segurança nas Edificações. Palestrante: 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros com a participação da Compagás.

20h –Palestra – Tema: Modelos e tendências de atuação no mercado imobiliário. Palestrante: Vitor Capun, membro do conselho executivo da Beemob

20h45 – Debate entre startups - NextCam e Imobi Report

Para a programação completa clique aqui.

Expositores

No total, 25 expositores oferecem seus serviços na edição 2019 da Feira de Imóveis, são eles: Piemonte Construtora e Incorporadora, Apolar Imóveis, Vanguard Home Empreendimentos Imobiliários, Ademilar Administração de Consórcios, Terrasse Engenharia e Construções; Casteval Construção e Incorporação, Fento Engenharia, MRV Engenharia e Participações, Ribeiro Imóveis,Valor Real Empreendimentos Imobiliários, Construtora Tenda, Swell Construções e Incorporação, Rede Vistorias Curitiba, Saura & Ricoldy Consultoria, Hyperion Empreendimentos e Incorporações, L C Branco Empreendimentos Imobiliários, Imobiliária Atitude, Embracon Administradora de Consórcio, PRIMUMLOG – Arquitetura e Negócios Imobiliários On line, Imobiliária Votecoski, Cinco Incubadora e Aceleradora, CATNI - Centro Acadêmico de Negócio Imobiliários UFPR, Cofeci – Creci, Agência Curitiba e a OAB-PR.


Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.