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Fachada da empresa Empracon-PR
Ações de bem-estar e universidade corporativa pra treinamento estão entre os benefícios concedidos pela empresa.| Foto: divulgação.

*Isadora Rupp, especial para a Gazeta do Povo

Um relacionamento benéfico entre empresa e funcionários, baseado sempre em uma atitude ganha-ganha é a premissa que move a Embracon PR – a administradora de consórcios foi eleita a melhor empresa para se trabalhar no Paraná na categoria Pequenas Empresas; e é a esse relacionamento próximo e cuidado com a qualidade de vida que faz dela a primeira colocada no Great Place to Work Paraná 2019.

No mercado há 31 anos, a Embracon é classificada pelo Banco Central como uma das maiores administradoras independentes (não ligadas a um banco) no Brasil. A diferenciação dos seus produtos (que vai de carro a tratamentos estéticos) é o chamariz da administradora, que conta com 100 filiais em todo o país. No Paraná, está presente em cinco cidades: Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. São 100 mil clientes ativos e 3 mil funcionários.

“Temos um programa de qualidade de vida com ações anuais focadas em todas as unidades do Brasil. Tomamos muito cuidado com carga horário de trabalho, para que as jornadas não sejam ultrapassadas. No caso de lideranças promovidas nas regionais, e que precisam se deslocar mais, prezamos o quanto a pessoa vai viajar, para que não pegue estrada e avião exageradamente, e que isso não prejudique sua relação familiar ou cause desgaste físico e emocional. O olhar é na pessoa, no ser humano”, frisa a diretora de Recursos Humanos da Embracon, Brenda Donato. Na empresa há 17 anos, ela brinca que tem uma “plaquinha de ativo fixo” dentro da empresa. Sua trajetória começou como estagiária na área de Psicologia – entrou para ajudar a constituir o RH. Assumiu a posição de gerente em 2007, com a missão de dar uma nova roupagem ao conceito, reformulando processos e criando uma cultura descentralizada. Desde dezembro de 2018, está na diretoria do setor.

Além dos benefícios já praticados no mercado (como assistência médica e odontológica, vale-transporte e participação nos resultados, com bonificações que podem somar três salários extras), a Embracon oferece Previdência Privada e uma cota de consórcio com taxa zero aos colaboradores. Há ainda ações mensais de bem-estar, com massagem, tratamentos estéticos, academia equipada na sede da matriz, quadra de futebol e campeonatos esportivos. Para funcionários que estão fazendo graduação ou desejam realizar uma pós-graduação, o reembolso do custo com mensalidades varia de 70% até 100%, dependendo da área ou do projeto envolvido.

Recentemente, a Embracon implementou uma Universidade Corporativa. Focada nos trabalhadores recém-admitidos, o curso é totalmente direcionado para a especialidade do negócio. “Estamos fazendo o trabalho de qualificação do vendedor e ele se torna um especialista em consórcio”explica Brenda.

Canal de conversa

Fora o acesso fácil que os trabalhadores têm as suas direções e gerências, Brenda destaca um canal telefônico 0800 disponibilizado para os colaboradores, que funciona 24 horas por dia, em que é possível ser atendido, de forma totalmente sigilosa, em questões delicadas, como psicológicas, financeiras e jurídicas. “Ele recebe o primeiro atendimento na linha e, se não for suficiente, é encaminhado para uma orientação pessoalmente”explica a diretora de RH. No início, a adesão não foi fácil, conta Brenda. “Fizemos muita campanha para que o funcionário se sinta seguro para usar”. Hoje, o porcentual de uso do serviço é de 30%, porcentual, segundo ela, superior ao restante do mercado.

Iniciativas sociais

Funcionários da Embracon-PR em voluntariado no TETO. Foto: divulgação.
Funcionários da Embracon-PR em voluntariado no TETO. Foto: divulgação.

Envolvida em ações de responsabilidade social em parceria com entidades como a Fundação Gol de Letra (para a qualificação de jovens para o mercado de trabalho) e o TETO, que constrói casas próprias para famílias em situação de vulnerabilidade, a Embracon também resolveu envolver os funcionários que desejam, voluntariamente, contribuir para essas iniciativas. “A TETO tem correlação direta com a nossa missão e valores. No ano passado, quando nos associamos a eles, fizemos uma grande ação para arrecadação de dinheiro” fala Brenda. Na Festa da Primavera, realizada na matriz da empresa, os colaboradores ficaram responsáveis pelas comidas e outras mercadorias comercializadas, e todo o dinheiro foi revertido para a ONG. “Muitos colaboradores quiseram participar das construções das casas e cinco grupos foram ajudar em Curitiba, Campinas, São Paulo e Peruíbe. Como trabalhamos com consórcio de imóveis, sabemos que aquele colaborador que colocou a mão na massa certamente, ao voltar para o dia a dia, entregou um processo melhor” acredita Brenda.

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