• Carregando...
Todos os premiados da 6ª edição do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo
Todos os premiados da 6ª edição do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo.| Foto: Gelson Bampi/FIEP.

A Gazeta do Povo foi destaque da edição 2019 do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo, que reconhece à relevância do trabalho da imprensa no Paraná. A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira (5), em Curitiba.

Em duas categorias, Jornalismo Impresso e Internet, a Gazeta recebeu o primeiro lugar com os trabalhos dos jornalistas João Guilherme Frey e Célio Yano, respectivamente. No online, a Gazeta também ganhou o segundo lugar com reportagem assinada por Flávia Schiochet.

A matéria de Frey, o “O custo da Corrupção”, que circulou no impresso semanal da Gazeta do Povo, discorre sobre os prejuízos causados pela não duplicação da PR-323, no noroeste do Paraná. Já o material de Yano, “Estudo sugere ações para o Paraná se tornar polo nacional em biotecnologia”, mostra que a utilização de conhecimentos da biologia para a solução de problemas em diferentes segmentos do setor produtivo, principalmente na indústria, pode ser um diferencial competitivo para o estado, porém, ainda há muitos entraves que dificultam os avanços na área. A reportagem premiada da jornalista Flávia Schiochet é a“Farinha de trigo orgânica do Paraná é a preferida dos chefs e padeiros do Brasil”.

A terceira colocação da categoria Impresso também foi abocanhada pela Gazeta, com a matéria “Saída para a Ásia” , de Célio Martins.

Os premiados da <em>Gazeta do Povo</em>. Da esquerda para direita: Célio Yano, Célio Martins, Flávia Schiochet e João Guilherme Frey.
Os premiados da Gazeta do Povo. Da esquerda para direita: Célio Yano, Célio Martins, Flávia Schiochet e João Guilherme Frey.

Troféu Heitor Stockler de França

O fotógrafo Daniel Castellano, com foto publicada no Diário Indústria & Comércio denominada “O soldador na maior fábrica de cimentos da América Latina” , foi o profissional que alcançou a maior pontuação entre todos os trabalhos avaliados. Ele ganhou o primeiro lugar na categoria Fotojornalismo e também recebeu o troféu Heitor Stockler de França, uma homenagem ao primeiro presidente da Fiep, que também atuou como jornalista.

Confira todos os premiados.

Fotojornalismo

1º lugar - Daniel Castellano - Diário Indústria & Comércio - foto “O soldador na maior fábrica de cimentos da América Latina”

2º lugar - Sergio Ranalli - Folha de Londrina - Foto sobre a cultura do algodão e o uso de colheitadeiras

3º lugar - Sergio Ranalli - Folha de Londrina - “Indústria impulsiona economia dos pequenos municípios do Paraná”

Internet

1º lugar - Célio Yano - Gazeta do Povo - “Estudo sugere ações para o Paraná se tornar polo nacional em biotecnologia”

2º lugar - Flávia Schiochet - Gazeta do Povo -  “Farinha de trigo orgânica do Paraná é a preferida dos chefs e padeiros do Brasil”

3º lugar - Rafaella Sigolo Coury, Gabrielle Rumor, Renata Bossle e Bianca Mendes - portal Nova Cana -  “Cogeração com bagaço de cana tem potencial no Paraná”

Jornalismo Impresso

1º lugar - João Guilherme Frey - Gazeta do Povo - “O custo da Corrupção”

2º lugar - Bruno Brugnolo - Metro Curitiba - “Vizinhos da Fábrica”

3º lugar - Célio Martins - Gazeta do Povo - “Saída para a Ásia”

Reportagem de rádio

1º lugar - Denise Mello e Antonio Nascimento - Banda B - “Os entraves da indústria paranaense”

2º lugar - Lorena Pellanda e Felipe Harmata - Band News FM - “Bússola da Sustentabilidade: iniciativas que fazem a diferença nas indústrias paranaenses”

3º lugar - Thiago Tessaro - Rádio Celinauta - “Indústrias abrem espaço para força do jovem”

Reportagem de TV

1º lugar - Thaís Travençoli, Emerson Guidolin, Fabiana Genestra, Samuel Rocha e Mariane Schleindwein - RIC TV - Série que destaca as vocações industriais do Paraná

2º lugar - Otávio Fernando Lopes, Alex Magosso, Mariana Dourado, Gesli Franco de Godoy e Jhonny de Oliveira Rosa - RPC de Maringá - Série sobre a recuperação do setor da construção civil na região

3º lugar - Alessandra Bocchi, Emerson Guidolin, Fabiana Genestra e Samuel Roch - RIC TV - reportagem que percorreu trecho entre Paranaguá e Foz do Iguaçu para mostrar a eletrovia do Paraná, com postos de abastecimento para carros elétricos

Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo

A premiação de 2019 do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo envolveu 15 finalistas, selecionados entre mais de 165 trabalhos inscritos. A comissão julgadora foi formada por especialistas convidados pelo Sistema Fiep. Fizeram parte Franco Iacomini Júnior, jornalista e professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste; o jornalista e escritor Nilson Monteiro; o jornalista Carlos Manoel Machado Guimarães Filho, do Sistema Faep e Senar/PR; Marisa Boroni Valério, da Talk Assessoria de Comunicação, além do industrial e diretor da Fiep, Marcelo Ivan Melek. O prêmio tem apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]