• Carregando...
Os médicos Hélio Rubens de Oliveira e Rodrigo Camargo, fundadores da PreviNEO
Os médicos Hélio Rubens de Oliveira e Rodrigo Camargo, fundadores da PreviNEO| Foto: Divulgação

A PreviNEO, healthtech fundada em Curitiba em 2015, planeja chegar ao fim de 2020 atingindo a marca de 1 milhão de atendimentos. A empresa desenvolveu um algoritmo capaz de identificar o risco do paciente desenvolver câncer ao responder a um questionário por computador em menos de 20 minutos e, assim, prevenir o combate à doença.

Fundada pelos médicos Hélio Rubens de Oliveira e Rodrigo Camargo, a PreviNEO venceu em outubro de 2019 o Desafio Roche, concurso criado pela multinacional farmacêutica para startups da área de saúde que busca soluções inovadoras para o aumento da precisão do diagnóstico. Participaram 116 empresas. Como vencedora, a PreviNEO passará por um programa de aceleração na sede da Roche na Alemanha em 2020.

A PreviNEO utiliza algoritmos na anamnese – nome técnico do questionário aplicado pelos médicos para diagnóstico do quadro clínico do paciente – para mapear o risco de câncer da pessoa avaliada. O trabalho é desenvolvido em três etapas principais: análise de dados, cálculo de risco e orientações. Com isso, as empresas têm acesso a um relatório que apresenta um diagnóstico completo e personalizado de todo o quadro de funcionários, facilitando assim a ação preventiva em colaboradores com alto risco de apresentar um dos cinco tipos de câncer – cólon, mama, próstata, pulmão e útero, os de maior incidência no Brasil.

“Nossas principais missões são reduzir a mortalidade por câncer no Brasil e, também, reduzir os custos por meio da conscientização, rastreamento e medicina de precisão”, diz Camargo. A healthtech já atendeu cerca de 85 mil vidas em mais de 20 empresas brasileiras. Destes, pelo menos 11 mil pacientes apresentaram risco médio ou alto de contrair câncer ao longo da vida.

A interface comum da PreviNEO dentro das empresas costuma ser o setor de recursos humanos, que consegue agir diretamente com os funcionários a partir dos dados coletados e apresentados pela startup.

“Dr. Hélio desenvolveu o programa a partir de evidências científicas robustas para avaliação de risco e protocolos validados das sociedades médicas de especialidades envolvidas em cada um dos cinco tipos de câncer, baseado em diretrizes internacionais e nacionais. Portanto, é um diagnóstico 100% confiável”, finaliza Camargo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]