A sustentabilidade se tornou um diferencial nas vendas da Altma Incorporadora de Curitiba. A ponto de 20% dos clientes que buscam a empresa hoje terem como argumento para compra a sustentabilidade não só dos imóveis em si, como também dos métodos construtivos e de comercialização dos empreendimentos.
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"Esse cuidado sustentável sempre foi institucional no setor, mas antes não se via resultado comercial disso. Hoje o filtro dos clientes não é mais só o padrão da metragem e a localização do imóvel. Eles estão levando em conta também a sustentabilidade do empreendimento. Tanto que 20% dos clientes que nos procuram têm essa preocupação em primeiro lugar, de comprar um imóvel no perfil do que eles acreditam e praticam", atesta Gabriel Falavina Dias, diretor de Desenvolvimento Imobiliário da incorporadora.
Essa tendência, que ganhou força nos últimos três anos mas sequer era levada em conta pelo mercado há uma década, levou a Altma a uma campanha inovadora.
Corridas gratuitas de Uber
A empresa fechou acordo com a Uber para ceder corridas de graça por dois anos a quem envolver o próprio carro na negociação dos apartamentos do edifício Residencial Árten, que será entregue em 2023 no bairros Alto da XV, na capital. O empreendimento de alto padrão tem 32 apartamentos de dois e três quartos, nos valores entre R$ 893 mil e R$ 2 milhões.
Pelo acordo, quem envolver o veículo na negociação do apartamento tem direito R$ 30 para duas corridas de Uber por dia. O acordo vale apenas para viagens nos dias de semana.
"O perfil de quem compra esse imóvel é de casais jovens, com dois carros. Portanto, podem abrir mão de um deles, compartilhando um carro apenas para momentos específicos, como viagens ou irem juntos ao trabalho em dia de chuva, adotando o Uber para o deslocamento do dia a dia no trabalho", aponta Dias. "Só estamos dando um empurrãozinho para termos menos carros nas ruas a quem já valoriza questões sustentáveis", complementa o diretor da incorporadora.
Dos 32 apartamentos, o Residencial Árten já está com 22 unidades comercializadas. Os futuros moradores de quatro deles aderiram à campanha do Uber gratuito, ao custo total de R$ 3,6 mil mensais em corridas pagas pela Altma até aqui.
Problema de garagem
A ideia das corridas gratuitas veio em uma reunião de negócios. Um agente do mercado imobiliário apontou que as garagens dos edifícios geralmente são um ponto dificultador nas vendas de apartamentos, já que muitas vezes apenas uma vaga não é suficiente. "Esse agente do mercado imobiliário questionou todo mundo na reunião por que as incorporadoras não elaboravam uma ação para estimular de fato as pessoas a usarem menos o carro", recorda Dias.
Com a ideia lançada, a Altma procurou a Uber. A negociação durou cinco meses, até o aplicativo de transporte aceitar a proposta e formatar o pacote, em que o comprador do imóvel tem uma conta exclusiva para as corridas gratuitas. "Antes, a Uber só havia feito parcerias pontuais com construtoras, de corridas gratuitas para que o cliente visitasse os empreendimentos", afirma o diretor da Altma.
Em nota, o gerente geral do Uber para Empresas no Brasil, Andre de la Torre, afirma que a iniciativa da incorporadora de Curitiba é o primeiro passo rumo a uma nova era de ações sustentáveis da plataforma. "Cada vez mais, as empresas sentem a necessidade de oferecer opções de mobilidade de baixo impacto ambiental para seus clientes e colaboradores. Na Uber, temos trabalhado para desenvolver soluções que atendam a essa necessidade", afirma de la Torre.
Prédio sustentável
Vencedora nos três últimos anos do prêmio Incorporador do Ano/categoria sustentabilidade da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), a Altma adotou na construção do residencial uma série de medidas sustentáveis, que vão do uso de fontes renováveis de energia no edifício à ação pioneira na construção civil brasileira de emissão zero carbono (CO2) em um empreendimento.
"O perfil do consumidor vem mudando e tende a continuar valorizando as questões sustentáveis inclusive nas próximas gerações. Ele quer morar em um imóvel que traduza essas preocupações que ele mesmo tem com sustentabilidade", ressalta Dias.
Além das corridas gratuitas de Uber, o Residencial Árten - o quarto da incorporadora em quatro anos de parceria com a construtora Hiex Emprendimentos -, terá reutilização da água do condomínio, placas de energia solar que vão alimentar 80% do consumo em comum do prédio, eficiência térmica nos apartamentos, suficiência lumínica, bicicletas compartilhadas entre os moradores, ponto individualizado de recarga de carros elétricos, além de tecnologias desenvolvidas pela própria incorporadora.
Entre elas o Eco Click, um interruptor geral que desliga todos os pontos de consumo de energia, com exceção dos essenciais, como geladeira e moldens. Esse desligamento pode ser feito à distância, pelo celular, garantindo que nenhuma luz ou equipamento fique ligado sem necessidade, consumindo energia quando o morador não estiver em casa.
Outra tecnologia é um sistema que esquenta a água do banho sem desperdício. A água circula por cerca de 15 minutos por um sistema que, quando aberto, já libera o líquido quente, pronto para o banho. Dessa forma, evita-se o desperdício de água quando esperando que ela esquente.
Compensação da emissão de carbono
Na execução da obra, o diferencial da Altma é a redução e compensação de emissão de CO2. A empresa investiu R$ 300 mil não só em soluções tecnológicas para reduzir a emissão no canteiro de obras, como também na compensação, com a preservação de uma área de Mata Atlântica.
Estudo contratado pela incorporadora calculou que só no Residencial Árten serão emitidas 2,6 mil toneladas de carbono em todas as etapas da construção, da extração das matérias primas da obra, passando pelo transporte dos materiais até a finalização dos acabamentos.
Em parceria com a Sociedade de Pesquisa e Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), a Altma ajuda a preservar uma área de mata nativa de 5 hectares em Antonina, no Litoral do Paraná.
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