• Carregando...
Peças da V.Luxo, marca curitibana
Peças da V.Luxo, marca curitibana que dá oportunidade à mulheres em situação de risco.| Foto: divulgação.

*Colaborou Ana Clara Braga.

O Joiarte, evento que reúne marcas autorais de joias contemporâneas, chega a sua quinta edição nesta sexta (16) e sábado (17), em Curitiba. Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, a feira vai reunir 16 marcas autorais [listadas abaixo] no Design Center (Avenida Batel, 1750, Batel).

Novo cenário de consumo

Idealizado pela designer Tatiana Gravina, o Joiarte se desenvolveu em um novo cenário de consumo: se por um lado os consumidores buscam cada vez mais fazer escolhas melhores e mais responsáveis, por outro encontram nesta plataforma criativa pequenas marcas que perseguem a originalidade do produto e o comprometimento ambiental e social que ele acarreta.

“A cada edição, o Joiarte reafirma a importância do trabalho autoral e manual na joalheria contemporânea. Os adornos corporais são a estrela principal da mostra que vem trazendo ao público peças com significado e originalidade”, afirma Tatiana Gravina.

Para ser uma marca participante do Joiarte a intervenção manual, o design autoral e a preocupação com a sustentabilidade do planeta são os principais critérios.

“A produção das marcas participantes segue invariavelmente o conceito slow”, acrescenta Tatiana.

Mais que um produto

O Joiarte oferece opções de produtos upciclyng - técnica de re-uso de objetos dando a eles uma nova função - como Colares Flor de Pano e o trabalho com reaproveitamento de madeira de Ellen Piragine.

Há ainda as peças com pegada escultórica, como as da artista Luciá Consalter e da LiMerxi e joias em mosaicos Helosilvia; marcas com trabalho social, como a VLuxo, que dá oportunidade à mulheres em situação de risco; ideias originais, como as joias que eternizam flores da Sassi e a Poesy Bijoux; novas propostas com cerâmica, como Aurea Design Lab e Martti. Além disso, o evento traz representantes da joalheria autoral feita com materiais preciosos e semi-preciosos, das marcas Rodrigo Alarcón, Sharoni Aizental, Cecilia Ghilardi, Sig Roeder e Renata Romanó.

Bate-papo gratuito

Na sexta-feira, dia 16 de agosto, às 17h30, haverá um bate-papo gratuito e interativo com as consultoras de moda e estilo Anna Paula Rosendo, Renata Franco e Silvia Saletti sobre o uso de acessórios. No bate-papo elas irão falar sobre dúvidas comuns como colares x decotes, cores ideais e harmonização das peças com as roupas.

Performance

No sábado, às 17h, o Joiarte apresentará uma performance com roupas da estilista Ana Silvia com a participação das modelos da Associação Amigas da Mama. Como já virou tradição, as participantes serão homenageadas com um presente dos designers do Joiarte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]