O primeiro caminhão dobrável do Brasil começou a operar nas florestas plantadas da Klabin no Paraná. O projeto do veículo foi desenvolvido pela Unidade Florestal da empresa, que trouxe a tecnologia da Austrália. Neste primeiro momento, o caminhão vai atuar diretamente junto à frota tradicional, mas em período de testes.
O mecanismo diferenciado do caminhão dobrável permite que a segunda carroceria seja encolhida, somando-a à primeira. Assim, ele passa de 19 para 15 metros. O modelo específico é um “bitrem”, utilizado para o carregamento de toras de madeira. Entre as vantagens do uso do veículo, está a liberação de mais área, permitindo ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando a trafegabilidade da via. Além disso, ele deve gerar economia de vários recursos, como combustível, pedágio e pneus.
Confira, no vídeo da Klabin, como funciona o novo caminhão.
-
Relatório americano expõe falta de transparência e escala da censura no Brasil
-
“A ditadura está escancarada”: nossos colunistas comentam relatório americano sobre TSE e Moraes
-
Jim Jordan: quem é campeão de luta livre que chamou Moraes para a briga
-
Aos poucos, imprensa alinhada ao regime percebe a fria em que se meteu; assista ao Em Alta
Meta fiscal mais frouxa do governo Lula piora expectativas e mercado joga juros para cima
Rebaixamento da meta aumenta desconfiança sobre as contas do governo Lula
Incertezas do Brasil fazem exportador deixar dólar no exterior e elevam pressão sobre câmbio
FMI amplia projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2024 e 2025
Deixe sua opinião