O primeiro caminhão dobrável do Brasil começou a operar nas florestas plantadas da Klabin no Paraná. O projeto do veículo foi desenvolvido pela Unidade Florestal da empresa, que trouxe a tecnologia da Austrália. Neste primeiro momento, o caminhão vai atuar diretamente junto à frota tradicional, mas em período de testes.
O mecanismo diferenciado do caminhão dobrável permite que a segunda carroceria seja encolhida, somando-a à primeira. Assim, ele passa de 19 para 15 metros. O modelo específico é um “bitrem”, utilizado para o carregamento de toras de madeira. Entre as vantagens do uso do veículo, está a liberação de mais área, permitindo ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando a trafegabilidade da via. Além disso, ele deve gerar economia de vários recursos, como combustível, pedágio e pneus.
Confira, no vídeo da Klabin, como funciona o novo caminhão.
-
Moraes retira sigilo de depoimentos de Bolsonaro, ministros e militares sobre suposta tentativa de golpe
-
Oposição quer que Gilmar Mendes mostre provas ou se desculpe após apontar “narcomilícia evangélica”
-
Retorno de Lula e da corrupção. Assista ao debate do Sem Rodeios sobre os 10 anos da Lava Jato
-
Advogado diz que Latam confirmou ao STF que Filipe Martins viajou para Curitiba e não EUA em 2022
Uber, Vale e mais: Lula amplia ofensiva sobre setor privado e liberdade econômica
El Niño deixa sua marca e atrapalha intenção de Lula de “surfar” nos méritos do agro
Lula e a crise provocada pela distribuição de dividendos da Petrobras
Gastos do governo crescem mais que o PIB há três trimestres, maior sequência desde Dilma
Deixe sua opinião