• Carregando...
Klabin e Heineken querem tornar cidade do PR em território “100% circular em embalagens”
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A fabricante de papéis Klabin e a cervejaria Heineken se uniram para colocar em prática um projeto que pretende criar um território 100% circular para embalagens no Paraná. O local escolhido foi o município de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. O objetivo é que a cidade transforme, reaproveite e recicle o máximo de embalagens e resíduos sólidos possível, evitando que eles sejam enviados para aterros sanitários. Conforme levantamento do projeto, atualmente, apenas 11,7% das embalagens de Telêmaco Borba são recuperadas via coleta seletiva ao ano.

RECEBA notícias de Paraná pelo Whatsapp

Batizada Território 100% Circular em Embalagens (TC100), a iniciativa foi desenvolvida pelo Hub Incríveis, uma rede de inovação que tem por objetivo reinventar o uso de embalagens, e conta também com o apoio do programa de logística reversa ViraSer. Ela começou a ser implementada em 2021, quando foi feito o diagnóstico da situação da destinação de resíduos sólidos em Telêmaco Borba.

Neste primeiro momento, com patrocínio da Klabin, foram levantados o volume de materiais direcionado ao aterro sanitário do município, o volume de embalagens recicladas e comercializadas pela cooperativa local, e os principais desafios da gestão de resíduos no local, como a necessidade de melhorar a estrutura de cooperativas ou aperfeiçoar políticas públicas.

Em 2022, com a entrada da Heineken - e de sua expertise na gestão de resíduos de vidro - no projeto, o objetivo é criar ações para superar os desafios encontrados, promover ações de educação ambiental, e fortalecer a coleta seletiva, aumentando o potencial de circularidade do município.

Juntas, Klabin e Heineken vão prototipar as soluções propostas para testá-las. A expectativa é que empresas com expertise na gestão de outros tipos de resíduos, assim como startups e ONGS interessadas no tema, participem deste processo de criação conjunta de soluções.

Ideia é replicar modelo em outros locais

Com os resultados do projeto-piloto, a ideia é que o TC100 seja replicado em outros municípios do país. A escolha de Telêmaco Borba para testar a iniciativa foi, inclusive, feita com isso em mente.

Conforme o HUB Incríveis, o município tem características que fazem com que ela represente a “cidade média brasileira”, facilitando a replicação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]