• Carregando...
Puma II vai produzir primeiro papel kraftliner 100% com fibra de eucalipto.
Puma II vai produzir primeiro papel kraftliner 100% com fibra de eucalipto.| Foto: Divulgação/Klabin.

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, a Klabin inicia a operação da primeira máquina de papel (MP27) do Projeto Puma II, localizado em Ortigueira (PR). O projeto é o maior investimento da história da companhia. Com capacidade produtiva de 450 mil toneladas, a MP27 dá início à produção do Eukaliner® , o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibras de eucalipto.

Cadastre-se e receba as principais notícias do Paraná pelo whatsapp

O Projeto Puma II é resultado do aporte de R$ 12,9 bilhões feito pela Klabin na construção de duas novas máquinas de papel até 2023, com produção de celulose integrada. Segundo a Klabin, 70% da produção do Eukaliner® já estão vendidos por meio de contratos já assinados, atendendo aos mercados interno e externo.

“Trata-se do primeiro kraftliner do mundo feito exclusivamente a partir da fibra de eucalipto, um produto que traz como diferencial uma estrutura mais robusta, permitindo a redução de gramatura das embalagens de Papelão Ondulado em até 10% com aumento de resistência, melhor qualidade de impressão e ainda atributos de sustentabilidade, já que utiliza menos recursos para produção do mesmo volume de papel”, explica Flávio Deganutti, diretor de Papéis da Klabin.

As obras para construção da segunda máquina de papel do Projeto Puma II, que tem início previsto para 2023, já foram iniciadas. A MP28 terá como foco a produção de papel-cartão, com capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais e consolida a Klabin como produtora global de cartões para alimentos líquidos (leites e sucos) e alimentos industrializados (cereais, chocolates, pizzas, proteínas, etc.), produtos de higiene e limpeza (detergentes em pó, creme dental), cartão para embalagens multipack de latas e garrafas, além de cartões para o segmento de food service, como copos e bandejas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]