• Carregando...
Usina fotovoltaica da Lojas MM em Piraí do Sul: grupo paranaense vai expandir a própria produção de energia solar.
Usina fotovoltaica da Lojas MM em Piraí do Sul: grupo paranaense vai expandir a própria produção de energia solar.| Foto: Divulgação Lojas MM

A Lojas MM vai expandir a produção própria de energia elétrica para abastecer integralmente até 2028 as mais de 200 filiais da rede no Paraná e outros três estados em que atua: Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná

Nesta semana, a varejista paranaense que vende móveis e eletrodomésticos anunciou investimento de R$ 8 milhões em duas frentes, dentro da meta de conquistar o certificado de empresa consumidora de energia 100% renovável. O uso de energia limpa faz parte do manual de governança do grupo varejista com sede em Ponta Grossa, nos Campos Gerais

A primeira frente é a instalação de mais dois complexos de energia solar em Ponta Grossa. A outra parte da expansão é a instalação de painéis fotovoltaicos nas 25 lojas em que o grupo é proprietário do imóvel.

A expansão vai gerar cerca de 200 mil quilowatts por hora, volume semelhante ao que a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) estima para abastecer 1,3 mil residências com média individual de consumo de 150 quilowatts por hora. Com o reforço, a MM vai abastecer todas as 153 lojas no Paraná somente com energia elétrica produzida nas usinas fotovoltaicas.

Produção própria atual

A rede varejista de 2 mil colaboradores já produz parte da própria energia que consome. Das 200 lojas, 65% são atendidas por energia de outras duas usinas solares próprias, além de hidrelétricas em que a MM é cooperada com outras empresas.

Só no Paraná, 81% dos pontos de venda da MM consomem energias renováveis limpas. A maior parte dessa energia, 90%, é produzida em parceria com outras empresas na Hidrelétrica de Prutentópolis, que abastece 125 das 153 lojas no estado.

A MM ainda conta duas usinas fotovoltaicas próprias na região dos Campos Gerais, um em Piraí do Sul e outra em Carambeí. Essas unidades geradoras abastecem as quatro lojas da rede que mais consomem energia elétrica.

“Estimular a geração de energia limpa faz parte do compromisso da MM com o desenvolvimento sustentável", afirma o vice-presidente comercial de inovações do grupo, Marcio Pauliki. "Isso também está alinhado com os princípios ESG para atuar em práticas administrativas que envolvem uma sociedade igualitária, um meio ambiente sustentável e uma gestão transparente”, complementa o vice-presidente.

Mais expansão

A varejista planeja expandir ainda mais a produção energética limpa nos outros estados onde atua. O plano é instalar uma usina fotovoltaica em Santa Catarina e uma no Mato Grosso do Sul.

Em Santa Catarina, o grupo integra a Cooperativa de Geração Compartilhada de Energia Elétrica (Cogecom). Lá, a MM utiliza energia da Hidrelétrica de Arabutã para abastecer 21 das 32 lojas catarinenses.

Fundada em 2017 em Curitiba, a Cogecom é a primeira cooperativa do país de geração de energia. Vinculada à Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), a Cogecom tem 12 mil cooperados em sete estados nos segmentos de lojas, hotéis, restaurantes, panificadoras, farmácias, postos de combustíveis, pequenos mercados, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]