• Carregando...
“Momento é favorável para investimentos”, diz especialista
| Foto: Pixabay.

Ana Laura Magalhães é economista e especialista em investimentos. Dona do perfil do Instagram @explicana, com mais de 90 mil seguidores, ela fala de forma simplificada sobre economia e mercado financeiro.

Em entrevista ao Paraná S/A ela afirma que classifica o momento ao qual o país passa como favorável para investimentos. Segundo ela, "o brasileiro tem em mãos uma conjuntura muito benéfica para deslocar seu capital da poupança e conseguir melhores retornos”, conta.

YOUprime eXPerience

Ana Laura Magalhães é uma das convidadas da feira de negócios YOUprime eXPerience, que acontece nesta quinta-feira (13), das 16h às 21h, em Curitiba. É a primeira edição do evento, promovido pelo Clube Curitibano, na sede do Clube.

A expectativa é que o YOUprime eXPerience reúna 1 mil pessoas. Entre os nomes que irão palestrar sobre como proteger o patrimônio e investir com segurança está também a da economista-chefe do Grupo XP, Zeina Latif, que abordará o quadro econômico brasileiro. Já a private banker Livia Mansur, que mora em Miami e é uma das autoras do blog Investimento no Exterior do canal Infomoney, dará dicas sobre aplicações fora do Brasil, os chamados investimentos offshore.

Ana Magalhães palestra nesta quinta-feira (13), em Curitiba, no 1ª YOUprime eXPerience do Clube Curitibano.
Ana Magalhães palestra nesta quinta-feira (13), em Curitiba, no 1ª YOUprime eXPerience do Clube Curitibano.

Confira a entrevista na íntegra.

Quando percebeu que poderia contribuir com outras pessoas desmistificando o mercado financeiro?

Eu tinha uma carteira de clientes e o meu trabalho já consistia em fazer isso diariamente: explicar e desmistificar o mercado financeiro. Hoje, com a página @explicaana, o meu trabalho é o mesmo, mas com um alcance muito maior. Ao invés de falar com uma pessoa por vez, chegamos a 3 milhões de visualizações na página por semana. Por isso, sinto que faço o mesmo trabalho, só que agora com resultados em escala. Eu não preciso, necessariamente, explicar sobre os temas financeiros usando apenas os termos técnicos, busco adaptá-los ao espectador. Se ele é leigo falo de modo mais didático. Se for especialista, posso ser mais técnica.

Como trazer esse conteúdo de forma eficaz para o ambiente online em uma plataforma tão informal?

Plataformas informais ganham cada vez mais usuários pelo fato de trazerem as informações simplificadas. Acredito que as mídias digitais, inclusive, são canais de alcances enormes, que facilitam a penetração de conteúdos em diversas esferas. O conteúdo precisa ser embasado e apresentado de forma clara e objetiva.

Quais as maiores dúvidas que o brasileiro tem sobre economia?

A principal dúvida é “como começar”. As pessoas já adquiriram consciência sobre a importância da preservação de patrimônio, por exemplo, mas ainda há dúvidas sobre o que fazer. Elas se questionam se o banco realmente é ruim para os investimentos, se corretoras são confiáveis e, a posteriormente, surgem as dúvidas sobre produtos.

Se fosse para falar em tabu, acredito que o assunto mais mistificado são as ações, porque existe um entendimento de altos ganhos em curto prazo, o que nem sempre é verídico e, principalmente, é um investimento arriscado voltado para um perfil de investidor agressivo. É um ativo atraente, mas que também precisa de maior dedicação para adquirir conhecimento técnico.

O país passa por uma crise. É a hora de arriscar?

Não acho que estamos em uma crise, estamos em um momento historicamente favorável para investimentos, com baixa taxa de juros, inflação controlada, economia aquecida para estimular o crescimento. O brasileiro tem em mãos uma conjuntura muito benéfica para deslocar seu capital da poupança e conseguir melhores retornos. Importante lembrar que não é preciso arriscar, pois ainda na esfera de investimentos conservadores é possível encontrar bons produtos.

Em tempos de reforma da Previdência e incertezas sobre a aposentadoria, é possível apontar uma saída mais segura para garantir o futuro? Planos de previdência? Dinheiro na poupança? Carteiras de investimentos?

O brasileiro precisa adquirir a consciência de que o seu planejamento futuro depende de si próprio e da forma como preserva seu patrimônio no longo prazo. Um bom plano de previdência privada é um excelente investimento, uma carteira de investimentos saudável também. Antes de começar qualquer aplicação, no entanto, a pessoa precisa se autoconhecer e entender como ela consegue se portar perante os movimentos do mercado, as melhores formas de resgate para produtos que podem ser sacados a qualquer momento, ou não, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]