• Carregando...
Ronaldo C. de Oliveira e Deividi Alexandre Cavarzan, sócios da Giro.Tech.
Ronaldo C. de Oliveira e Deividi Alexandre Cavarzan, sócios da Giro.Tech.| Foto: divulgação

Com a proposta de reduzir custos de capital de giro para micro e pequenas empresas, a startup do Paraná Giro.Tech criou uma plataforma para antecipar recebíveis - volume financeiro programado pela venda de produtos e serviços. A nova fintech conseguiu em dois anos, movimentar mais de R$ 30 milhões em antecipações com taxas mais baixas que o mercado oferece.

Para os microempreendedores Marilze de Oliveira e Silva e Wladir Aielo, a proposta de obter um capital de giro a juros bem abaixo dos praticados no mercado ajudou a ampliar a produção da fábrica de papéis deles, no município de Carambeí, no interior do Paraná. “Queríamos adquirir mais uma máquina para produção e mais um veículo para entrega, mas não tínhamos dinheiro necessário em caixa. Com a antecipação, conseguimos dar este passo importante em nosso negócio”, declarou Marilze.

O sócio da Giro.Tech, Ronaldo Campos de Oliveira, explica que a empresa funciona através de uma plataforma digital, que conecta agentes financiadores dispostos a fazer a antecipação para pequenas empresas. “Quem compra quer esticar o prazo para pagamentos, mas quem vende precisa receber. Às vezes, o dinheiro leva até 90 dias para entrar no fluxo de caixa do pequeno empresário. Isso impacta no pagamento de suas contas, dos funcionários e até mesmo da matéria-prima do seu negócio”, comentou Oliveira.

A nova fintech usa taxa de desconto a partir de 1%, bem abaixo das taxas utilizadas no mercado. No caso do micro e pequeno empresário, as taxas partem de 3% e podem chegar até 10%. Para garantir taxas mais baixas, a Giro.Tech conecta as solicitações de antecipação de recebíveis ao sistema do financiador da operação, que pode ser um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), que mostra o status do serviço ou produto entregue pela empresa para saber se haverá contestações futuras em relação a venda finalizada.

Com proposta inovadora, a Giro.Tech chegou a ser uma das finalistas do Rocket Startup, reality show de startups promovido pela RPC, afiliada Globo no Paraná. A empresa foi uma das que mais se destacaram no quesito empreendedorismo e inovação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]