A ideia parece simples: reduzir a operação de uma loja para servir um café de qualidade a um preço justo - para que o produto possa ser consumido diariamente pelos clientes. O tempo de preparo também precisa ser curto, já que o objetivo é implantar o conceito "to go" [para levar]. É dessa forma que chega a Curitiba, em outubro, a rede de cafeteria Mais1-Coffee to go. No modelo de franchising, a marca é mais uma da holding parananense PDMG.
Apesar da data já estar definida para a primeira inauguração na capital paranaense, o sócio-fundador Hilston Guerim, guarda segredo do local. Mas garante que mais de uma unidade vai abrir ao mesmo tempo. Os bairros que estão no radar da empresa são Batel, Centro Cívico, Alto da Glória e Centro. "Abriremos cinco unidades em três meses", conta Guerim. Além de Curitiba, a Mais1-Coffee to go também vai estar em Brasília, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro.
Por meio de um totem com touch screen, instalado em compactas lojas de até 15 m², o cliente pode solicitar o pedido, pagar e buscar no balcão com o atendente - tudo em até 5 minutos, aproximadamente. O cardápio reduzido servirá 14 itens. "O café expresso, por exemplo, custará R$ 3,50, e o café gelado a partir de R$ 7”, explica Guerim.
De acordo com ele, a ideia de criar a empresa surgiu a partir de viagens pelas principais capitais do mundo. “Tivemos como objetivo trazer o conceito to go para o Brasil, unindo o rápido com o prático. Por isso, criamos um plano de negócios simples, de fácil operação, fácil controle de estoque e caixa, pequenos pontos com aluguéis menores e uma equipe de atendimento simplificada e reduzida”, pontua.
Sobre a concorrência, já que o modelo não é inédito, ele fala da facilidade que o esquema de franquias pode trazer aos novos empreendedores. "Nosso modelo to go não é inédito, mas a facilidade do franchising é um diferencial. Queremos formar gestores, empresários. Oferecemos treinamentos a cada 45 dias para os novos franqueados, além de toda a estrutura e apoio", comentou.
Quanto custa
Os empreendedores interessados em investir em uma loja Mais1 de qualquer cidade do Brasil precisam ter um investimento inicial de R$ 90 mil - já com taxa de franquia. O faturamento médio bruto informado pela empresa é de R$ 35 mil e lucro de 15%.
Além da Mais1, a holding de franquias PDMG tem sob seu guarda-chuva as marcas Sniper (rede de entretenimento airsoft), Chelsea Burgers & Shakes (rede de hamburguerias premium), Novo de Novo (rede de limpeza de estofados e impermeabilização) e Rio Custom (sandálias fashion para exportação). A Novo de Novo está no Paraná com três unidades, em Cascavel, Pato Branco e Curitiba.
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