• Carregando...
Inauguração aconteceu na tarde desta quinta-feira (12). Ao todo serão 150 espaços para negócios.
Inauguração aconteceu na tarde desta quinta-feira (12). Ao todo serão 150 espaços para negócios.| Foto: divulgação.

A região do Rebouças, em Curitiba, ganhou nesta quinta-feira (12) um hub de inovação e empreendedorismo. Trata-se do Campus Rebouças de Inovação e Aceleração, o CRIA. O galpão totalmente revitalizado, de 3 mil metros quadrados de área construída, na Rua Engenheiros Rebouças, tem 150 estações de trabalho e vai funcionar como um grande celeiro de novas ideias. A meta é que o espaço seja referência em soluções e práticas sustentáveis.

O CRIA é formado por um grupo de empresários da iniciativa privada, que acreditam que o modelo futuro é o da inovação. “Um ambiente que vai movimentar Curitiba e o mundo. Essa é a primeira iniciativa verticalizada de cidades inteligentes do Brasil", conta Ricardo Cansian, um dos fundadores.

O novo empreendimento fica distante do Vale do Pinhão, iniciativa de empreendendorismo e inovação da Prefeitura de Curitiba, apenas alguns metros, o que faz da região um polo no assunto. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, esteve na inauguração do CRIA. "A Prefeitura teve a iniciativa de promover a inovação, mas a ideia se tornou um processo social e não para de crescer", disse Greca.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, endossou a fala do prefeito. "Um sonho quando sonhado junto torna-se realidade. E é assim em Curitiba. Estamos fazendo com que a cidade volte a carregar o título de inovadora. Aqui no CRIA estão reunidos os principais atores de inovação da região", salientou.

fachada do CRIA
A meta é que o espaço seja referência em soluções e práticas sustentáveis. Foto: divulgação| divulgação.

Na estrutura do coworking há também salas de reunião, espaço para laboratórios, networking, espaço para convivência e eventos, um amplo estacionamento e um centro gastronômico - aberto ao público.

Durante a abertura, mais de 30 startups de Curitiba e região expuseram seus trabalhos. Estiveram presentes também as residentes do CRIA, seis jovens empresas.

Entre elas está a iCities, especializada em soluções inteligentes para cidades e que trouxe para o Brasil o Smart City Expo, evento da FIRA Barcelona que terá sua terceira edição brasileira em março de 2020, no Expo Barigüi. O espaço também passa a abrigar a nova sede da Jupter, plataforma de aceleração de novos negócios, e um polo de disseminação de conceitos e práticas sustentáveis do Green Building Council (GBC), responsável pela chancela do Selo LEED no Brasil e no mundo.

O CRIA é sede ainda das empresas WSI – We Shape Innovation Engineering, criada para lançar novas tecnologias de construção; e a Enjoy Smart Buildings, startup da área de infra-estruturas inteligentes e construções sustentáveis. A Smart Sky Consulting, startup paranaense especializada em solução de tecnologia com drones aplicada aos setores de construção civil, energias renováveis e mineração, também está no CRIA. O Instituto Governança & Nova Economia e o Good-z, fundo de participações dedicado a investimento em startups, completa o time.

Investimento

O investimento no espaço não foi divulgado, mas Cansian informou que está na casa dos milhões. "Não queremos falar em valores de investimento, pois o nosso foco são as ideias. Queremos receber empreendedores de todos os lugares e contribuir com as iniciativas", afirmou o empresário. O CRIA levou um ano para sair do papel.

  • Foto: Camila Machado.
  • Foto: Camila Machado.
  • Foto: Camila Machado.
  • Foto: Camila Machado.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]