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Foto do empresário Bernardo Entschev
Segundo Bernardo Entschev, “Curitiba ainda é provinciana” no mercado de executive search e talent management. Para o executivo, é preciso entender que o serviço é um investimento e não um custo.| Foto: divulgação.

A AIMS International, organização global da área de executive search [serviço de atração, análise e seleção de profissionais para ocupar cargos estratégicos dentro de uma empresa], que reúne companhias de todo o mundo, elegeu o novo presidente mundial. O escolhido é o curitibano Bernardo Entschev, que está no posto há dois meses.

Bernardo é conselheiro da De Bernt, empresa de headhunting, outplacement e consultoria de RH, com mais de 30 anos no mercado brasileiro. O executivo também foi o primeiro não americano a abrir um escritório nos Estados Unidos para a AIMS, o primeiro brasileiro/latino a ocupar o cargo de vice-presidente executivo para as Américas e também de ser vice-presidente global da entidade.

“Pessoalmente fico lisonjeado e honrado de ter sido escolhido como o novo presidente da AIMS. É uma grande honra visto que no passado tivemos um presidente do Canadá e todos os outros foram da Europa. Isto também significa que a organização é realmente global, pois temos um presidente que é brasileiro, mas é também o Partner Americano liderando uma organização europeia. Além disso, tivemos a eleição do Board da AIMS em que temos Board Members de todas as regiões do mundo”, ressalta Entschev.

Segundo ele, um dos principais desafios da nova gestão é crescer ainda mais e tornar a marca mais conhecida mundialmente.

“A AIMS presta serviços de executive search e talent management no mundo todo com altíssimo nível de qualidade, mas ainda é um pouco tímida em termos de marketing. Precisamos divulgar melhor a marca. Por isso, já temos projetos de expansão para novos países que estão próximos de acontecer e que estou envolvido diretamente. Também temos um time de marketing que está trabalhando em estratégias para que a marca seja mais visível”, explica o novo presidente.

Para Entschev, o Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo, portanto merece toda a atenção. “Antes de abrir os escritórios nos Estados Unidos, desenvolvemos a atuação da AIMS do Brasil que esteve sempre associada ao grupo De Bernt.  Realizamos muitos projetos gerados internacionalmente e executados no Brasil pela AIMS do Brasil. Foram realizados placements de muitos vice-presidentes, CEOs e diretores. Nosso objetivo é também crescer exponencialmente a atuação da AIMS no Brasil”, conclui.

Convite

Antes de se tornar presidente mundial, Bernardo foi convidado pela AIMS, em 2013, para assumir a vice-presidência da Região LATAM. Como falava inglês e espanhol, a organização acreditou que ele poderia expandir os escritórios da AIMS na região. A atuação deu muito certo e a AIMS pulou de três para 15 escritórios na região LATAM sob sua liderança.  Após este período, Entschev novamente recebeu o convite da entidade para se tornar o vice-presidente global, posição inédita para um brasileiro ou latino até então.

Bernardo assumiu o desafio e passou a liderar a região Américas, incluindo a liderança da América do Norte e a abertura de um escritório em Miami. A abertura do escritório de Miami gerou sua mudança para os Estados Unidos há quatro anos, e recentemente, a abertura do segundo escritório nos Estados Unidos, agora em New Jersey. Os escritórios de Miami e New Jersey hoje atuam como o braço internacional da De Bernt para a região Américas.

O Paraná S/A falou com exclusividade com o empresário que, antes de assumir a carreira na área executiva, atuou como médico na capital paranaense. Entschev é especialista em cirurgia da cabeça e pescoço e cirurgia crânio facial e exerceu a medicina como profissão por mais de 15 anos. Mas há 13 anos resolveu mudar radicalmente e tornou-se empresário, headhunter e diretor da De Bernt. A empresa no Brasil foi fundada pelo pai dele, Bernt Entschev.

Confira a entrevista.

A sua trajetória profissional teve uma grande transformação. Quando resolveu deixar a medicina?

Tive uma carreira de muito sucesso como médico por 14 anos e estava feliz com o que estava fazendo. Entretanto, havia muito sacrifício pessoal pelo volume de cirurgias de urgência e emergência à noite e nos fins de semana. Sempre lidei muito bem com isso até ter filhos trigêmeos. Eles mudaram a minha vida e comecei a buscar alternativas para estar mais tempo em casa. Assim, em 2006, tomei a decisão que iria mudar de profissão. Mudei para a De Bernt em 2007.

Você é curitibano, mas já morou em diversos lugares. Quando saiu de Curitiba?

Saí de Curitiba pela primeira vez em 1995 para fazer a residência em São Paulo [na Universidade de São Paulo]. Depois da residência, voltei a Curitiba em 1999. Depois, em 2007, já pela DeBernt, fui à São Paulo para lançar efetivamente o escritório da empresa lá e,  atualmente,  moro em Miami [há 4 anos].

Como vê o mercado de executive search e talent management por aqui?

O mercado de Curitiba ainda é provinciano. Melhorou muito nos últimos anos, mas ainda se tem a ideia que usar serviços de executive search e talent management são um custo e não um investimento. Muito diferente de São Paulo, por exemplo, em que estes serviços são muito mais valorizados, pois as empresas sabem da diferença que é ter o talento certo na hora certa. O retorno é muito maior que o custo do serviço.

Se compararmos com o mercado americano , ficamos muito atrás, mesmo comparando com São Paulo. Aqui, nossos serviços são contratados até mesmo por empresas pequenas e paga-se muito bem pelo serviço, pois, afinal, você está trazendo a solução para o negócio.

Pode contar um pouco sobre o trabalho da De Bernt. Qual é o diferencial da companhia?

A De Bernt tem sempre muito a oferecer aos clientes, seja na qualidade de seus serviços, seja no seu portfolio com diferentes soluções para os clientes. Primeiramente, apesar de termos processos absolutamente consolidados, customizamos ao máximo o serviço, para atender a exigência de nossos clientes. Depois, nossas pessoas tem real paixão pelo que fazem e em serviços como o nosso isso faz a total diferença.

Também temos acesso as mais modernas tendências do mercado no Brasil e no exterior e também podemos suportar nossos clientes em qualquer região brasileira e em mais de 50 países.

Qual o trabalho que a AIMS International desenvolve?

A AIMS International é a 3° maior organização em relação à sua cobertura geográfica e seus escritórios e está entre as 30 maiores do mundo [Hunt Scalon Media]. Nossa especialidade é executive search, mas também desenvolvemos projetos de talento management.

Apesar do tamanho, a AIMS tem a habilidade de funcionar sempre como uma boutique, altamente customizada e especializada, mas com alcance geográfico em muitos países e em todos os continentes. Um dos grandes diferenciais é a extrema cooperação de seus sócios em projetos multinacionais, onde vários Partners AIMS, de múltiplos países, trabalham duro para entregar o melhor conhecimento de mercado e o melhor talento para seu cliente.

Como é feita a escolha do presidente da instituição, quem vota?

Na AIMS International cada país tem um sócio, com ações da empresa e, portanto, tem poder de voto. Sendo assim, temos 47 sócios presentes em 50 países. Todos votam.

A organização é global. Como a diferença entre os mercados dos países interfere nos negócios? Quais as dificuldades?

Na verdade não vemos dificuldades, mas oportunidades. O conhecimento local e de cada sócio é compartilhado com todos os outros, seja em projetos específicos ou em nossos encontros globais ou regionais. Esta troca de informação garante, por exemplo, que o sócio da Itália, quando servindo uma empresa Italiana que está em expansão no Brasil, possa ofertar ao seu cliente todas as informações do mercado brasileiro atual. E, quando buscando o executivo para o Brasil, AIMS Itália e AIMS Brasil trabalham juntos para ofertar o melhor executivo para o desafio. A AIMS não tem dificuldade de lidar a pletora de nacionalidades e respectivas culturas. Já nascemos em 5 países ao mesmo tempo, portanto, sempre tivemos que lidar com as diferenças desde o início.

Como o Brasil é visto?

O Brasil é visto como uma grande oportunidade de crescimento em geral. Afinal, são mais de 200 milhões de consumidores e está entre as 10 maiores economias mundiais. Infelizmente, durante os últimos governos houve um menor interesse no Brasil devido à instabilidade política e ao baixo crescimento econômico, mas já vemos o interesse crescer novamente.

Quais os planos para o futuro?

Os planos pessoais são de expandir nossa operação nos Estados Unidos. Já temos o escritório de New Jersey/New York funcionando a pleno vapor, inaugurado há poucas semanas e pretendo iniciar em breve novos escritórios aqui. De forma global, como Presidente da AIMS International, acabamos de adquirir um novo partner na Irlanda e ainda este ano devemos expandir com novos partners no Canada e também na região do Oriente Médio.

Por quanto tempo fica na presidência da AIMS International?

O mandato de presidente tem a duração de 3 anos.  Após este período os sócios escolherão novamente o presidente. Tradicionalmente, os presidentes da AIMS costumam realizar dois mandatos, claro que com a aprovação dos sócios.

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