• Carregando...
Paraná aumenta importações e exportações em junho; Fiep vê retomada econômica
| Foto: Divulgação/APPA

O Paraná registrou altas expressivas tanto nas exportações quanto nas importações em julho, em comparação com junho. De acordo com números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o estado somou US$ 1,8 bilhão ao exterior no mês passado, um aumento de 11%, enquanto trouxe um volume equivalente a US$ 1,5 bilhão, 6,8% acima do período anterior.

A alta acumulada no ano é vista pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) como um indicativo de retomada na economia global e na local. “A retomada forte das principais economias do mundo pode explicar esse crescimento aqui. Quase 58% da madeira exportada pelo Paraná tem como destino os Estados Unidos, que também é o segundo maior mercado dos móveis vendidos pelo estado para fora do país”, avaliou o economista Thiago Quadros, em relatório da Federação.

Os bons números de exportação também são impulsionados pelo dólar alto, que torna o produto brasileiro atrativo no mercado externo.

Itens como móveis (+107%), madeira (+81%), produtos mecânicos (43%), material de transporte (37%), açúcar (+34%) e carnes (9,8%) foram os principais responsáveis pelas vendas do estado ao exterior. Na outra via, o Paraná trouxe produtos químicos (para o agronegócio, materiais de transporte e petróleo.

No acumulado do ano, as exportações paranaenses tiveram alta de 14,5%, enquanto as importações bateram alta de 40%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]