• Carregando...
Tilápia
Produção de tilápia na cooperativa C.Vale, do Paraná| Foto: Jonathan Campos/Aen

O Paraná foi novamente o maior produtor de peixes de cultivo (como tambaqui e tilápia) no país em 2020. De acordo com números divulgados nesta segunda-feira (22) pela Associação Brasileira da Piscicultura (a Peixe BR), o estado produziu 172 mil toneladas destas espécies no ano passado -- um número que é mais que o dobro do segundo colocado no ranking, São Paulo, que produziu 74,6 mil toneladas; Rondônia, o terceiro estado, produziu 65,5 mil toneladas.

O crescimento em relação a 2019 doi de 11,5%.

>>>Leia também: Por que a tilápia ficou mais cara no Paraná

O resultado foi puxado principalmente pela tilápia, que é o principal peixe de cultivo do país. O Paraná produziu 166 mil toneladas da espécie. Para se ter uma comparação, o país todo produziu 486 mil toneladas. Em 2019, o estado havia produzido pouco mais de 146 mil toneladas.

Os bons números dos produtores paranaenses têm levado o Brasil a se colocar em melhor posição entre os maiores produtores de peixes de cultivo no mundo. Hoje, estamos na quarta posição (atrás de China, Indonésia e Egito). Para Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR, é possível qie o país ultrapasse a produção egípcia em dois anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]