• Carregando...
gazin-great-place-to-work
Gazin, fundada em Douradina, foi a grande representante do Paraná no anuário.| Foto: Foto: divulgação/Gazin

O Paraná conseguiu ranquear 13 empresas no anuário "As 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil”, uma publicação internacional elaborada pelo Great Place to Work-- instituição que realiza pesquisas qualitativas e quantitativas com funcionários e gestores para chegar a esta classificação. Este ano, mais de 1,3 milhão de colaboradores foram ouvidos e 2,6 mil companhias foram classificadas entre empresas de grande e médio porte, nacionais e multinacionais.

Os grandes destaques do estado em 2019 ficaram por conta da rede varejista Gazin, de Douradina, que ficou em 12º lugar entre as melhores grandes empresas do país para trabalhar. A Volvo ocupou a 20ª posição nesta mesma categoria.

Entre as médias, o destaque é para a multinacional Perkins, uma fornecedora de motores, que foi ranqueada na 8ª posição entre as empresas com operações internacionais e para o Sicoob Metropolitano, que angariou o 10º lugar entre as empresas de atuação nacional.

“É uma ótima notícia para o Paraná. Ganhamos uma empresa a mais ranqueada do que no ano passado e estamos entre os quatro estados com o maior número de empresas nesta lista”, comemorou o diretor regional da marca Great Place to Work, Hilgo Gonçalves.

O estado com maior número empresas é São Paulo, com 66 companhias ranqueadas, seguido por Rio Grande do Sul, com 17 e Rio de Janeiro, com 15.

“Quando falamos deste selo são empresas que não só atraem mais colaboradores, como também retém mais funcionários. São companhias com índices de saída espontânea dos empregados quase três vezes menor do que o notado no restante do mercado”, pontuou.

Outras vencedoras

Além de das empresas já citadas, também foram classificadas no anuário a Apetit, na categoria grandes empresas, as agências I-Cherry e Mirum entre as multinacionais de médio porte e outras seis empresas entre as médias, de atuação nacional: DB1, Elotech Gestão Pública, Pormade, Moinho Globo, Sicoob Ouro Verde e Tecnospeed, das cidades de Maringá, Londrina, União da Vitória e Sertanópolis.

Gazin venceu duas categorias

Além da avaliação geral feita pela instituição através dos questionários com os colaboradores, a Great Place to Work também destaca empresas em categorias de excelência como qualidade de vida, desenvolvimento dos funcionários e comunicação interna.

Nestes quesitos, o Paraná também foi bem. A Gazin, por exemplo, foi eleita a segunda melhor empresa do país quando se trata de gerenciamento eficiente, ficando atrás apenas da gigante Caterpillar. No item de compartilhamento de informações com o funcionário, a rede também ganhou destaque nacional, ocupando a terceira colocação, atrás apenas da Sky e McDonald's.

Boas Práticas

Outros vencedores da noite foram a Perkins, que ficou em 8º lugar quando o assunto é equilíbrio de vida pessoal e profissional de seus colaboradores , e a I-Cherry, que ficou em 9º lugar por abrir quase metade de seu quadro de funcionários para colaboradores menores de 25 anos.

O Paraná também abocanhou outras duas posições no ranking de participação dos funcionários na tomada de decisões importantes. As desenvolvedoras de softwares maringaense, Tecnospeed e a DB1 foram eleitas neste quesito, terceira e nona melhor empresa, respectivamente.

Por fim, a Agência Mirum também recebeu um troféu, em menção honrosa, por ser a empresa no país que mais sabe celebrar os resultados e conquistas de sua equipe, criando um ambiente de camaradagem

Classificação estadual

O Great Place to Work prepara uma edição estadual do prêmio. No final de outubro a instituição deve publicar um ranking interno com pesquisas conduzidas em 250 empresas do estado. O número é praticamente o dobro das instituições ouvidas em 2018.

A publicação deste conteúdo será feito em parceria com a Gazeta do Povo, no dia 30 de outubro. Será o 10º ano seguido que o anuário exclusivo do Paraná é produzido pela instituição internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]