i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paraná S.A

Foto de perfil de Paraná S.A
Ver perfil
Premiaç.ão

GRPCOM é destaque em edição 2020 do Prêmio Ozires Silva

  • 10/02/2020 10:41
Projeto Ler e Pensar estimula o pensamento crítico em estudantes da rede pública
Projeto Ler e Pensar estimula o pensamento crítico em estudantes da rede pública| Foto: Gazeta do Povo

Com dois prêmios e uma menção honrosa, o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) foi destaque na 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável – que reconhece ações de impacto na sociedade –, realizada na última quinta-feira (6). Os projetos Televisando e Impulso foram vitoriosos nas categorias Empreendedorismo Educacional e Empreendedorismo Social, respectivamente. Também do grupo, o Ler e Pensar recebeu menção honrosa em Empreendedorismo Educacional.

O Televisando é desenvolvido pela RPC/Instituto GRPCOM e tem apoio de agentes públicos de educação. Por peças de tevê, a ação propõe reflexão e iniciativas que contribuam com a formação crítica de alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná. É um projeto que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar.

O Impulso, por sua vez, busca oferecer ferramentas e capacitação para incentivar o voluntariado. O objetivo é fortalecer o terceiro setor. O projeto consegue fazer, por exemplo, o diagnóstico de uma sociedade civil e indicar caminhos para que ela seja mais eficiente.

Um dos projetos mais conhecidos do GRPCOM, o Ler e Pensar estimula a leitura e promove o pensamento crítico de professores e alunos de escolas públicas do Paraná. Usa os jornais em sala de aula para fazer os estudantes refletirem sobre a realidade que os cerca.

Segundo Ana Gabriela Borges, superintendente do Instituto GRPCOM, os projetos “têm como essência a alfabetização midiática, a leitura, a cidadania e o debate sobre temas socialmente relevantes”. “Queremos formar pessoas mais críticas, participativas, que compreendam sua realidade e interajam de forma responsável”, diz.

“Para nós, foi uma grande honra estar entre os projetos de destaque na área social e educacional, que são também as duas áreas em que o Instituto GRPCOM atua há 19 anos. O reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo e também reforça uma grande responsabilidade de continuar entregando projetos de excelência à comunidade”, destaca a profissional.

O GRPCOM desenvolve atualmente nove projetos, sendo cinco na área de educação, realizados em escolas públicas de todo Brasil, e quatro na área social, prioritariamente voltados ao fortalecimento das organizações do Terceiro Setor.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    ANA GABRIELA SIMOES BORGES

    ± 0 minutos

    Vivaaaaa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.