i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paraná S.A

Foto de perfil de Paraná S.A
Ver perfil
Indústria

Renault, VW e Volvo: montadoras instaladas no Paraná podem seguir exemplo da Ford?

  • 13/01/2021 11:11
Volkswagen
Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais| Foto: Fernando Ogura/ANPr

O anúncio da saída da montadora Ford do Brasil mostrou um momento de relativa fragilidade da indústria automobilística no país, afetada por fatores como queda de vendas por conta da pandemia e incertezas político-econômicas. Apesar disso, o anúncio deve ser fato isolado no segmento, para o bem da economia paranaense, que tem boa parte de sua solidez calcada na produção de automóveis.

As principais montadoras com fábrica no estado reafirmaram à Gazeta do Povo que não preveem alterações em seu funcionamento.

Com mais de 3 mil funcionários, a Volvo, instalada na CIC, em Curitiba, disse que “esta decisão da Ford não tem impacto para nós, pois eles produzem carros. A Volvo produz apenas veículos comerciais (caminhões, ônibus e equipamentos de construção)”. “A Volvo não tem nenhum plano de mudança em sua estrutura fabril no Brasil e nem de migração para outros países”, disse em nota.

Ainda maior, a Renault, que emprega cerca de 7 mil pessoas, disse que “a produção no Brasil se encontra normal, com o retorno de férias ontem [terça-feira] das fábricas de veículo de passeio, de motores e de injeção de alumínio, no complexo Ayrton Senna situado em São José dos Pinhais”. “A nossa quarta fábrica dentro do complexo, que produz o Master e a Picape Oroch, não parou de férias no último mês”, apontou a empresa. A montadora ainda destacou os resultados do último ano: “Fechamos o ano de 2020 com 6,8% de participação no mercado brasileiro, tendo o Renault Kwid e o Renault Master como líderes em seus respectivos segmentos de mercado”.

Com fábrica também em São José dos Pinhais, a Volkswagen, que emprega 2 mil pessoas na unidade, apontou “que não tem nenhuma mudança prevista em nossas unidades no Brasil”.

12 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 12 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Edson

    14/01/2021 13:52:01

    Caro Carlos Coelho. Você acha mesmo que, se umas das montadoras abordadas tivesse o interesse de deixar o Brasil, eles te diriam? O pessoal do alto escalão da Ford do Brasil foi surpreendido com o anúncio deles, e partindo da mesma premissa, quando uma destas empresas quiser ir embora, provavelmente seus entrevistados saberão pela imprensa, na nossa compania.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Edson

      14/01/2021 13:52:49

      Caro Carlos Coelho. Você acha mesmo que, se umas das montadoras abordadas tivesse o interesse de deixar o Brasil, eles te diriam? O pessoal do alto escalão da Ford do Brasil foi surpreendido com o anúncio deles, e partindo da mesma premissa, quando uma destas empresas quiser ir embora, provavelmente seus entrevistados saberão pela imprensa, na nossa companhia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • G

    Gerhard Erich Boehme

    14/01/2021 10:24:59

    O Grupo Volkswagen não comentou, mas descontinuaram a produção da Audi.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      EDUARDO SABEDOTTI BREDA

      14/01/2021 14:26:22

      Produção incipiente, pouquíssimos modelos, não justifica manter linha de produção para isso. Vide a Mercedes, que encerrou sua produção de automóveis no Brasil. Fica a pergunta se a BMW vai aguentar o tranco na fábrica de Araquari - SC.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • P

    Pahepi

    14/01/2021 4:16:11

    Onde há fumaça tem fogo. É bom saber com antecedência, para não comprar carros e caminhões destas marcas e ficar com o mico na mão. Se em 2018 tivesse acreditado na Ford, quando deram sinais de descontinuidade, teria evitado de ter um mico da Ford hoje, agora deu sinal que vai sair, nem vejo mais os modelos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JAMC

      13/01/2021 21:04:45

      Investir aqui é loucura , deveriam para um país mais sério e custos de produção e insumos menores

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Momento Fletor

        13/01/2021 19:47:37

        As que ficam brigarão pelo espaço cedido pela Ford.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • G

          Gilberto Nascimento

          13/01/2021 17:44:45

          Com o * na mão.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            Wander Leite

            13/01/2021 17:07:45

            Vão pegar carona para chantagear, com certeza, em busca de subsídios. A Ford não era líder de mercado faz anos, logo, colheu pela sua própria incompetência. Como se explica o sucesso do T-Cross, HR-V, Ônix etc? Acerto no projeto..simples.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • L

              LRBM

              13/01/2021 18:27:41

              Wander, a Ford cometeu um erro de estratégia a nível global. Quando veio a crise em 2008 e os EUA quebraram, ela vendeu marcas importantes como Volvo (veículos) e LandRover e ficou com os sedãs, que caíram no desgosto no mundo todo além claro, de não ter se preocupado com a eletrificação. Apesar de produzir milhões de veículos/ano, o valor de mercado da Ford é de $30bi, enquanto a Tesla que produz uma fração disso, vale mais de $500bi. Ficaram para trás, em um mercado que mudou rapidamente.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • M

            marcio

            13/01/2021 16:46:21

            É falta de assunto ou ignorância do jornalista levantar esta dúvida. Todos sabem que a Ford vinha cambaleando já há vários anos. Só produzia no Brasil o Ka e o EcoSport, além do Troller que vende pouquíssimas unidades. Queriam o quê? Demoraram para cair fora. Exceto pelos empregos perdidos, não fazer falta nenhuma.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              ELIAS

              13/01/2021 16:20:49

              A Ford quebrou por incompetencia!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.