• Carregando...
tinder-do-empreendedor-app-achei-sebrae-foto-divulgacao
Completando um mês, a funcionalidade já registrou mais de 1600 usuários e possibilitou 40 matchs.| Foto: Foto: Divulgação

Tudo seria mais simples para os micros e pequenos empresários se eles pudessem escolher seus parceiros comerciais de forma tão prática quanto as pessoas hoje escolhem um novo romance. Em vez de suas características físicas, os empreendedores divulgariam online o produto ou serviço que oferecem e o tipo parceria que procuram.

Essa ideia motivou os consultores do Sebrae Paraná (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a criarem o aplicativo Achei!, uma ferramenta que estão apelidando carinhosamente como o “Tinder do empreendedor”, justamente por facilitar esses encontros comerciais.

Isso porque a lógica é a mesma do aplicativo de namoro. Um algoritmo seleciona empreendedores que tenham objetivos semelhantes e oferece a combinação entre eles, através de palavras-chave. O match profissional pode ser feito, por enquanto, somente entre empresas do Paraná, mas a intenção muito em breve é conectar empreendedores do Brasil todo por meio da plataforma.

“A ideia é gerar valor para essas empresas, através da negociação”, conta o consultor do Sebrae, Luciano Renan.

“Por exemplo, se você produz doces finos, pode estar interessado em fornecedores de embalagens ou até mesmo marketing digital. Esse aplicativo permite essa interação, onde os empresários vejam uns aos outros e conheçam melhor como podem cooperar”, resume.

Match profissional

Completando um mês de lançamento, o Achei! já está com quase 1,7 mil empresas cadastradas e anotou ao menos 40 combinações neste período. “Nosso trabalho agora é de identificar as empresas que desenvolveram esse relacionamento e ver quais foram os resultados disso, como um estudo de caso. Queremos que o aplicativo se torne uma ferramenta indispensável na rotina desses empreendedores”, arremata o consultor do Sebrae.

A ferramenta também guarda um histórico de todos os perfis que foram vistos, impedindo assim que ocorram rejeições acidentais ou que as empresas não voltem a aparecer para futuras combinações em diferentes áreas. “A nossa ideia é permitir que as empresas consigam consultar todas as opções que já foram sugeridas pelo aplicativo. Em um primeiro momento, determinada empresa não parecia interessante, mas pode vir a ser em outra situação, por isso deixamos o registro salvo, como uma oportunidade futura”, orienta o consultor.

App

O Achei! é uma das funcionalidades disponíveis no aplicativo Meu Sebrae, que foi lançado em agosto do ano passado. Além dos conexões entre os empreendedores, o usuário também tem acesso a dicas e orientações sobre negócios. Também há uma funcionalidade específica para interação em eventos de empreendedorismo, com troca de cartões virtuais.

Gratuito, o aplicativo está disponível para Android ou IOS para empresários paranaenses que estejam com CNPJ ativo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]