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Planos ambiciosos de expansão da operação brasileira miram 50 novos pontos por ano. (Foto: Divulgação)
Planos ambiciosos de expansão da operação brasileira miram 50 novos pontos por ano. (Foto: Divulgação)| Foto:

Flávia Silveira, especial para a Gazeta do Povo

O Paraná vai receber as primeiras lojas da rede de frango frito KFC ainda em 2018. Serão quatro unidades inauguradas em Curitiba, nos shoppings Palladium, Mueller, Estação e Curitiba. A abertura faz parte de um ofensivo plano de expansão da rede americana, que pretende chegar, até 2027, a 500 lojas no Brasil – 120 até 2019. Entre investimentos próprios e de franqueados, foram R$ 40 milhões só em 2018. A estreia da marca por aqui tem a ver com os novos planos de expansão da rede, que teve a operação brasileira comprada pelo empresário Carlos Wizard Martins em janeiro deste ano.

Curitibano que viveu por 40 anos na cidade, o executivo responsável pela expansão da KFC, Ildefonso de Castro Deus, conta que a expectativa é alta para a vinda da marca à capital paranaense. “O curitibano é exigente e tem um paladar apurado, e vimos que é um público que já conhece nossa marca. Percebemos que quando chegamos a um mercado que já tem informações sobre nosso produto, conhecem de fora do país, por exemplo, o resultado é mais rápido e muito melhor”, diz.

Por enquanto, a entrada no Paraná se restringe à Curitiba. Além dos quatro shoppings mencionados, a KFC também está de olho no Park Shopping Barigui e no Jockey Plaza, que deve ser inaugurado em 2019. A ida para o interior deve ficar para daqui três ou quatro anos, segundo o executivo, e Londrina deve ser a primeira cidade a ter uma loja, e, dependendo dos resultados, deve ser seguida por Cascavel e Maringá, todas com mais de 250 mil habitantes. “O foco da expansão é este, estar nas principais capitais do país. Feito isso, partimos para o interior dos estados”, explica Ildefonso.

gerente geral da kfc brasil ildefonso de castro Deus

Ildefonso de Castro Deus, gerente geral da KFC no Brasil, é curitibano. (Foto: Fabio Galdino/Divulgação)

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Todas as lojas curitibanas seguirão o modelo “small box”, voltado para shoppings center, espaços com 50m² a 60m², que, segundo o executivo, foi o formato encontrado que melhor se encaixou ao mercado brasileiro. “Desde 2012, a KFC começou a apostar no small box e os resultados foram excepcionais. Houve um tempo de maturação, aprendendo e entendendo com o público brasileiro, e agora é este formato que queremos expandir”, conta.

Plano de expansão da KFC é ambicioso: 50 novos pontos por ano

Este novo momento da KFC se inicia pouco após a holding Sforza assumir a frente da rede, em junho. Em janeiro, a operação brasileira foi comprada por Carlos Wizard Martins, que também adquiriu a Pizza Hut, ambas até então propriedade do grupo Yum! Brands.

Para alcançar a meta de 500 novas lojas, a KFC deve abrir 50 lojas por ano: cinco próprias e 45 franqueadas. Para as franquias, a holding busca grupos de investidores que tenham capacidade financeira e operacional para implantarem ao menos cinco unidades em três anos.

fachada de uma unidade da rede de frango frito kfc

Novo modelo de fachada da rede de frango frito KFC. Foco das novas unidades são os shoppings. (Foto: Divulgação)

Cada franquia sair por volta de R$ 2 milhões e a operação, segundo Ildefonso, é bastante complexa, o que explique porque a marca busca investidores estabelecidos e que garantam a qualidade do produto. “Tudo é produzido dentro da loja. O frango é marinado, empanado, frito e servido fresco, uma operação bastante complexa para um fast-food. Por isso, além da parte financeira, precisamos de pessoas focadas no negócio”, explica o executivo.

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Os franqueados passam por um treinamento intensivo de 90 dias e o prazo de retorno do investimento fica entre 30 e 36 meses.

Também devido à complexidade da operação, o grupo descarta a possibilidade de criar formatos compactos, como, por exemplo, quiosques em shoppings. Mas além do small box, a rede vai apostar, a partir de 2019, em um novo modelo de restaurante de rua, com drive-thru e delivery, com 250m². “Os restaurantes de rua abrem a possibilidade de abrirmos lojas fora do centro das cidades, com foco em delivery”, conta o executivo.

Além de Curitiba, a KFC também entra nos mercados de Porto Alegre e Brasília em 2018. Atualmente, a rede possui unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Pernambuco. No mundo, está presente em 125 países, com mais de 20 mil restaurantes.

O carro-chefe da casa é o balde de frango, disponível em duas versões: “Crocante” e “Receita Secreta”, esta última criada pelo fundador da marca, Coronel Sanders, e mantida trancada em um cofre em Louisville, no Kentucky (EUA). Além das tiras de peito de frango ou pedaços fritos, também são servidos sanduíches, milk-shakes e sobremesas.

 

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