• Carregando...
A ICON Talent é umas das únicas do país com um recrutamento direcionado à área de TI. Em sua base de dados há mais de 5 mil profissionais cadastrados
A ICON Talent é umas das únicas do país com um recrutamento direcionado à área de TI. Em sua base de dados há mais de 5 mil profissionais cadastrados| Foto: divulgação.

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) deve crescer 10,5% no Brasil até o final de 2019, embalado por processos de transformação digital, por movimentos de substituição de tecnologias e pela venda de PCs, tablets, smartphones, impressoras e outros dispositivos. Essa é a previsão do IDC Brasil (International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria).

Foram atentas a esses números, e também a experiência pessoal neste meio, que as sócias Christina Curcio e Janaina Lima fundaram, há quase dois anos, a Icon Talent, uma startup paranaense especializada em recrutamento e seleção para a área de tecnologia da informação. A ideia delas foi a de encontrar perfis de profissionais que esse "novo mercado" exige - com novos desafios e relacionamento dentro das empresas, startups e negócios - e/ou capacitá-los para o dia-dia das empresas.

“A TI tem de estar voltada ao negócio e o negócio tem de estar voltado à TI. Por isso, as competências técnicas e comportamentais dos candidatos precisam caminhar juntas”, lembra Christina Curcio, doutora em administração pela Florida Christian University (FCU) e sócia-fundadora da ICON Talen.

Frente a esse panorama, as sócias desenvolveram uma metodologia própria. O método leva em consideração 5 pontos para alcançar o “perfect match” - o encontro perfeito - entre a vaga e o candidato procurado por empresas, startups e negócios. Parece estar dando certo.

Hoje, a ICON é umas das únicas do país com um recrutamento direcionado a área de TI e realizou mais de 100 contrações para 40 empresas diversas, entre startups, pequenas, de médio e de grande porte, em diferentes segmentos.

5 Pontos para o “Perfect Match”

Conheça os cinco pontos destacados pela startup na momento de fazer o "encaixe".

1-  Levantamento técnico das necessidades da TI e do Recursos Humanos das empresas

2-  Elaboração do teste técnico de validação do candidato ou candidata para apresentação aos gestores da área de TI

3-  Análise de perfil comportamental do candidato ou da candidatada

4-  Processo de recrutamento e seleção do profissional de TI em língua estrangeira (quando exigida), desde o início do processo de seleção

5-  Follow up duplo no primeiro mês do recrutado ou recrutada na empresa

Segundo a ICON, a metodologia tem dado resultado. Sua base de dados conta hoje com mais de 5 mil profissionais. “O profissional de TI antes vivia em uma área completamente isolada das outras dentro da empresa. Hoje é diferente. O profissional da TI precisa estar atento ao negócio, se aproximar das outras áreas, entender as reais necessidades de cada uma delas e apresentar soluções. Além disso, ele precisa saber como cada área faz uso das soluções tecnológicas por ele apresentadas”, explica Janaina Lima, pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento Estratégico na PUC-PR e sócia da ICON Talent.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]